Terça-feira, 17 de Março de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 17 de março de 2026
O ciclo da violência de gênero ganhará destaque na atividade alusiva ao Mês da Mulher promovida pelo governo do Estado, por meio do Comitê de Equidade, do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), na terça-feira (24), na próxima semana. O evento Do Assédio ao Feminicídio ocorrerá a partir das 14h, no auditório da PGE (Procuradoria-Geral do Estado), no prédio do Daer. O evento é gratuito e aberto ao público.
A atividade contará com palestra da publicitária e ativista dos direitos humanos, Ana Saugo, que falará sobre Ação preventiva e políticas públicas para as mulheres e, também, da docente do Departamento de História da Ufrgs, Natalia Pietra Méndez, que abordará o tema Violência contra as mulheres: passado e presente.
Arte teatral
A programação contará, ainda, com a participação da atriz, diretora e professora, Juçara Gaspar, em momento de sensibilização e reflexão sobre o tema por meio da arte teatral.
Em tempos em que os números de feminicídios se elevam no Rio Grande do Sul, é fundamental entender a trajetória da violência que tem na sua base a cultura do assédio, passando por diversos tipos de violências até chegar ao desfecho extremo. Até o início deste mês de março já foram 22 mulheres mortas no Estado.
Este será o primeiro evento de 2026 aberto ao público, promovido pelo Comitê de Equidade do Daer, criado em agosto de 2025, com o objetivo de promover a diversidade, igualdade de oportunidades e combater discriminações como racismo, misoginia e capacitismo no ambiente de trabalho.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul