Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024

Home Economia Governo federal deve editar terceiro decreto sobre o IPI nesta semana

Compartilhe esta notícia:

A equipe econômica está preparando um novo decreto que reduz em 35% o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A publicação deve ocorrer ainda nesta semana.

Será a terceira tentativa consecutiva, já que os dois primeiros decretos foram derrubados por liminares do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

A pedido do partido Solidariedade, Moraes suspendeu duas vezes a medida, porque entendeu que reduz a competitividade da Zona Franca de Manaus. Os produtos feitos em Manaus não pagam IPI, ao contrário do resto do País.

Para reduzir a resistência do STF, a equipe econômica vai elevar de 65 para 125 o número de produtos industriais que vão continuar a pagar o imposto, conforme apurou a reportagem. Dessa forma, 98% dos produtos com similar feitos em Manaus não terão o benefício.

Na semana passada, vários setores da indústria brasileira publicaram um manifesto nos jornais criticando a decisão de Moraes e se oferecendo para “mediar diálogo entre STF e governo federal na busca de uma decisão equilibrada”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Posse do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral deve ter encontro de adversários políticos
Começa prazo para declarar imposto sobre propriedade rural
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde