Sábado, 18 de Maio de 2024

Home Rio Grande do Sul Governo federal estima 20 mil pessoas resgatadas das enchentes no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Segundo dados do governo federal, o trabalho de resgate e ajuda emergencial no Rio Grande do Sul já atingiu 20 mil pessoas salvas de áreas de risco, em ações aéreas, por terra e por embarcações. A iniciativa integrada envolve quase mil militares das Forças Armadas, bombeiros, Defesa Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, voluntários e união entre governo, Estado e municípios.

O Ministério da Justiça atualizou neste domingo (5) o envolvimento direto na pasta nas ações de resgate e salvamento, entre integrantes da Polícia Rodoviária Federal (315), Polícia Federal (319) e Força Nacional (100). São 734 pessoas: 674 policiais e 60 bombeiros. A estrutura para logística conta com 48 caminhonetes especiais, 20 viaturas comuns, 18 botes de resgate, nove embarcações de resgate, seis viaturas-reboque, quatro helicópteros, dois caminhões, um jetski e uma carreta tanque de abastecimento.

“Com o nosso trabalho de união, conseguimos salvar 20 mil vidas até o momento. Continuamos no trabalho 24 horas por dia, até que todas as pessoas estejam em segurança. Só posso agradecer, do fundo do coração, o bravo esforço dos profissionais militares, bombeiros, voluntários e voluntárias que estão dando tudo de si neste momento. O que vocês estão fazendo é histórico”, afirmou o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta.

Só das Forças Armadas brasileiras, o trabalho envolve pelo menos 30 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações, além de 85 equipamentos de engenharia, levando em conta Exército, Marinha, Aeronáutica e agências parceiras, num efetivo de quase 900 pessoas.

A FAB, por meio da coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), atua desde terça-feira (30), na Operação Taquari II, resgatando os atingidos pela enchente no Rio Grande do Sul.

Neste domingo, o helicóptero H-60L Black Hawk pousou na Base Aérea de Santa Maria no início da tarde após uma missão de Evacuação Aeromédica (EVAM). A FAB realizou o transporte de uma menina de 13 anos, que estava internada em um hospital de Cachoeira do Sul, com sangramento cerebral e necessitando de ventilação mecânica. Por conta do estado crítico de saúde, a paciente precisou ser transferida, com urgência, para o Hospital Universitário de Santa Maria.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Decreto do governo gaúcho especifica os 265 municípios atingidos por cheias de rios
Aulas estão suspensas na rede municipal de ensino de Porto Alegre até quarta-feira
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News