Quinta-feira, 04 de Dezembro de 2025

Home Brasil Governo federal estuda criar Disque Racismo

Compartilhe esta notícia:

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, informou que o Brasil pretende lançar, até o fim do ano, o Disque 138, para recebimento de denúncias de racismo, discriminação e injúrias raciais.

Anielle também abordou a determinação do governo da Espanha de colocar em funcionamento uma nova linha direta para recebimento de denúncias de discriminação racial ou étnica e para prestar assistência às vítimas, pelo número 021.

O anúncio ocorreu após os ataques racistas sofridos pelo atleta brasileiro Vinícius Jr., jogador do Real Madrid, no domingo (21).

“A gente teve algumas vitórias por conta de nossa pressão, do nosso posicionamento, aqui [no Brasil], em relação a esse caso. Eles lançaram o 021, como se fosse um disque racismo. Já tínhamos falado disso em duas reuniões. Aproveito para falar que essa é também a nossa ideia de termos um disque racismo aqui [no Brasil], até o fim do ano, o que seria o nosso 138”.

O 021 é válido em todo o território da Espanha e a ligação para o número é gratuita.

O serviço será operado pela Direção Geral de Igualdade de Tratamento e Diversidade Racial Étnica, subordinada ao Ministério da Igualdade espanhol e pelo Conselho para Eliminação da Discriminação Racial ou Ética.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Primeira sessão da CPI do MST é marcada por bate-boca entre parlamentares
“Cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco?”, diz Magno Malta ao abordar racismo sofrido por Vini Jr
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada