Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 13 de novembro de 2025
Vinte e cinco marcas de azeite de oliva foram banidas ou tiveram lotes proibidos pelo governo federal em 2025 após ações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do Ministério da Agricultura.
Tanto o ministério quanto a agência, que podem atuar em conjunto, mantêm uma lista com marcas e lotes vetados para consumo. Algumas marcas aparecem em ambas as relações.
A proibição mais recente é de lotes das marcas Royal, Godio, La Vitta e Santa Lucia, desclassificadas pelo Ministério da Agricultura na quarta-feira (12). As amostras coletadas apontaram a presença de óleos vegetais de outras espécies na composição, o que caracteriza fraude. Por isso, elas são consideradas impróprias para consumo.
As marcas proibidas desde o início deste ano são: Campo Ourique, Málaga, Serrano, Vale dos Vinhedos, Los Nobles, Ouro Negro, Royal, Godio, La Vitta, Quintas D’Oliveira, Almazara, Escarpas das Oliveiras, La Ventosa, Grego Santorini, San Martín, Castelo de Viana, Terrasa, Casa do Azeite, Terra de Olivos, Alcobaça, Villa Glória, Santa Lucia, Azapa, Doma e Alonso.
Segundo o governo federal, os principais motivos para a proibição são: importação e distribuição por empresas sem CNPJ no Brasil; adulteração/falsificação; presença de óleos vegetais no produto; não atendimento às exigências sanitárias para suas instalações; não atendimento a padrões de rotulagem; falta de licenciamento junto à autoridade sanitária competente e incerteza sobre origem ou composição do produto.