Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Home Brasil Governo federal lança programa para organizar emaranhado de fios nos postes das cidades brasileiras

Compartilhe esta notícia:

Os ministros Juscelino Filho (Comunicações) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) assinaram nesta terça-feira (26) portaria com regras para tentar organizar os fios nos postes das cidades brasileiras.

A medida cria o Programa Nacional de Compartilhamento de Postes, ou “programa Poste Legal”, para que os cabos e equipamentos sejam instalados de forma a reduzir o risco para a população e minimizar o “impacto visual” dos emaranhados de cabos.

“É um primeiro passo para resolver o problema”, afirmou o ministro Alexandre Silveira. Depois da portaria, uma regulamentação conjunta feita pela agências reguladoras de energia (Aneel) e telecomunicações (Anatel) será publicada com todas as regras para as empresas seguirem.

Problema de infraestrutura

Atualmente, os postes de energia elétrica são compartilhados entre empresas de energia e de telecomunicações. Porém, com a maior procura por serviços como internet banda larga e telefonia móvel, a grande ocupação dessas estruturas se tornou um problema. Fios soltos, enrolados e mal instalados se tornaram paisagem comum nos municípios do país.

O ministro Juscelino Filho informou que esse documento assinado hoje vai ser importante, já que são estruturas que fazem parte do dia a dia. “Hoje, 65 milhões de residência possuem internet graças aos postes”, disse.

Segundo os ministérios, a maior organização do uso dessas estruturas deve proporcionar uma redução de custos operacionais às empresas que utilizam os postes e com isso refletir em uma redução nos custos para o consumidor.

O conselheiro da Anatel Arthur Coimbra, durante o evento se felicitou com a assinatura do documento. “Vai orientar o trabalho das agências”, afirmou se referindo à regulação que será feita em conjunto pela Anatel e Aneel. O problema nas cidades não é novo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Taxistas pedem reajuste de 30% da tarifa cobrada em Porto Alegre
Rio Grande do Sul lança programa Jovem de Futuro em seminário
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada