Quarta-feira, 05 de Novembro de 2025

Home Política Governo federal reforçará o combate ao racismo e à xenofobia contra brasileiros em Portugal

Compartilhe esta notícia:

A ministra da Promoção da Igualdade Racial, Anielle Franco, informou no domingo (23) que o governo federal pretende reforçar o enfrentamento ao racismo e à xenofobia cometidos contra brasileiros que vivem em Portugal. Essas iniciativas terão o apoio do consulado brasileiro no país europeu.

A intenção de estabelecer uma série de ações efetivas, em parceria com autoridades portuguesas, foi manifestada enquanto a ministra cumpria agenda em Lisboa. Anielle participou da XIII Cimeira Luso-Brasileira, cúpula retomada após um hiato de seis anos.

Alguns dos dados que motivam o fortalecimento de medidas de proteção à comunidade brasileira residente em Portugal estão no Relatório Anual Sobre a Situação da Igualdade e Não Discriminação Racial e Étnica, de 2021, da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial. A comissão é, em Portugal, o órgão especializado no combate à discriminação racial. De acordo com o documento, os brasileiros são a parcela que mais sofre hostilidade.

Em certo trecho, a comissão menciona que a característica ou o fator de discriminação mais presente nas queixas apresentadas é a nacionalidade dos estrangeiros (39,2%), seguida pela cor da pele (17%) e a origem étnico-racial (16,9%). Nesse cenário, se sobressai, entre os elementos relacionados à raiz da discriminação, a nacionalidade brasileira no topo da lista (26,7%). Em seguida, figuram os grupos ciganos (16,4%). Ainda conforme o relatório, a cor da pele negra é o que existe por trás de 15,9% dos casos de discriminação identificados em Portugal.

Anielle destacou que o país europeu já conta com iniciativas que podem inspirar o Brasil. Uma delas é um observatório mantido por pesquisadores da Universidade de Lisboa, que se debruça sobre casos de racismo e discriminação.

Segundo a ministra, a ideia é replicar o modelo, com a condução de acadêmicos de universidades brasileiras, além de firmar um acordo bilateral com tal finalidade. Ela também antecipou a jornalistas que a pasta pretende lançar, em parceria com o Ministério do Esporte, um programa de combate ao racismo no ambiente desportivo. O objetivo é blindar atletas brasileiros que estão na Europa contra práticas de segregação.

Atualmente, no Brasil, um dos projetos que monitoram esse tipo de crime é o Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol, fruto de uma colaboração entre pesquisadores da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Vereadores de Porto Alegre discutem projeto que revoga homenagem concedida ao deputado federal Eduardo Bolsonaro
Integrantes de facções criminosas envolvidos em homicídios são presos na Região Metropolitana de Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada