Sexta-feira, 11 de Julho de 2025

Home Rio Grande do Sul Governo gaúcho anuncia licitação do trecho de Viamão para duplicação da Estrada Caminho do Meio

Compartilhe esta notícia:

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta quinta-feira (10), a autorização da licitação para duplicação e melhorias do trecho de Viamão da Estrada Caminho do Meio. O governo do RS está investindo R$ 146,1 milhões no trabalho, que abrangerá 11,4 quilômetros. O ato ocorreu no Palácio Piratini e contou com a participação do titular da Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano), Marcelo Caumo.

“É uma obra que vai ajudar a reduzir o tempo de deslocamento das pessoas, algo essencial numa região metropolitana como a nossa, onde as pessoas moram em uma cidade, trabalham em outra e usam serviços em uma terceira”, avaliou o governador. “Muitos desses trechos têm pista simples e pavimentação precária. Com a duplicação, haverá faixas exclusivas de ônibus, ciclovias e mais segurança para quem circula diariamente por esse eixo.”

Conexão importante

A rodovia é muito utilizada diariamente no deslocamento de quem vive e trabalha na Região Metropolitana. Além de Viamão, o projeto Caminho do Meio envolve Porto Alegre e Alvorada ao longo de 23,08 quilômetros – sendo 7,3 quilômetros pertencentes à capital, 11,40 quilômetros de Viamão e 4,38 quilômetros de Alvorada.

Caumo lembrou que, durante as enchentes, a rota foi a principal conexão da Região Metropolitana. “A revitalização do Caminho do Meio representa um passo importante para a melhoria da infraestrutura viária, beneficiando diretamente a qualidade de vida dos moradores e a mobilidade dos três municípios”, destacou.

O investimento total do Estado no projeto Caminho do Meio, atendendo aos três municípios, é de mais de R$ 284,4 milhões.

Execução

Conforme a diretora de Planejamento Urbano e Metropolitano da Sedur, Tassiele Francescon, a empresa de engenharia selecionada para essa fase deverá elaborar projeto executivo e realizar os serviços de:

duplicação de pavimento;
ciclovia;
passeio público com acessibilidade;
drenagem;
iluminação pública;
contenções em muro de gabião;
sinalização viária;
intersecções;
novas paradas de ônibus;
paisagismo;
e desapropriações, se necessário.

O início da obra de infraestrutura viária está previsto para o primeiro trimestre de 2026.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Mano Menezes vai manter Alex Santana como titular do Grêmio
Criança cai em cânion em Cambará do Sul, na Serra Gaúcha
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News