Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

Home Rio Grande do Sul Governo gaúcho lança programa Lidera RS na abertura da Semana do Servidor 2023

Compartilhe esta notícia:

A abertura oficial da Semana do Servidor 2023, do governo do Rio Grande do Sul, foi realizada na manhã desta segunda-feira (23), na Casa da Ospa, em Porto Alegre. Durante o evento, foi lançado o programa Lidera RS, que propõe a formação de novas lideranças no serviço público estadual.

Conforme o Piratini, o Lidera RS é voltado para servidores públicos com aptidão para gestão e potencial de liderança. O principal objetivo é qualificar os participantes por meio de formação executiva teórica e prática, preparando-os para ocupar cargos e funções estratégicas com atuação inovadora e comprometida com a geração de valor público.

O Lidera RS deve disponibilizar 50 vagas anualmente e será estruturado em quatro fases: processo seletivo composto de três etapas; formação executiva com carga horária de 132 horas; acompanhamento com mentoria individual e coletiva; e avaliação dos resultados obtidos e monitoramento da ascensão dos egressos.

As inscrições para o primeiro processo seletivo, realizadas pelo site da Escola de Governo, iniciaram nesta segunda e seguem até 1º de dezembro. Podem participar da seleção os candidatos que apresentem os seguintes requisitos: ser servidor público estável da Administração Pública Direta Estadual, do Poder Executivo; não ocupar função gratificada transversal de nível 8 ou superior do Poder Executivo; faltar mais de cinco anos para adquirir o direito à aposentadoria; possuir formação em nível superior completo; e obter anuência da chefia imediata para participar do programa.

O processo seletivo vai contar com as seguintes etapas: análise do perfil e trajetória acadêmica e profissional; identificação do potencial de liderança com teste de perfil; e avaliação das competências por meio de vídeo e carta de recomendação.

A formação executiva, que será conduzida pelo Centro de Liderança Pública (CLP), ocorrerá de forma virtual síncrona, com duração de 8 meses. O conteúdo será abrangente, contemplando aspectos comportamentais, gerenciais e estratégicos.

Para a etapa de mentoria, cada aluno escolherá seu mentor. Poderão ser mentores: as lideranças da Administração Direta Estadual em cargos dos níveis 10, 11, 12, 13 e, futuramente, os próprios egressos do Lidera RS. Será necessário ter cinco anos em posições de liderança e, ao menos, um ano no setor público e atender a outros critérios (como disponibilidade de horário e boa comunicação).

O processo seletivo ocorrerá entre outubro deste ano e fevereiro de 2024. A divulgação dos aprovados deve sair em 8 de março. A formação e a mentoria ocorrerão entre abril e novembro, e o evento de formatura está marcado para dezembro do próximo ano.

Semana do Servidor 2023

A Semana do Servidor, que teve início na última semana com os campeonatos esportivos, segue até esta sexta-feira (27) com diversas atividades, serviços e ações.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Todas as unidades de Saúde de Porto Alegre terão vacinação contra a covid nesta semana
Terceiro comboio com ajuda humanitária entra na Faixa de Gaza
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias