Sábado, 04 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 4 de outubro de 2025
Defasagem de guardas
O governo Leite encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que prevê o reajuste de 12,49% na remuneração dos guarda-vidas civis contratados temporariamente para atuar durante o período de veraneio no RS. A revisão dos salários, que visa recompor a perda inflacionária, é apontada como urgente e necessária pelo Executivo estadual, diante da diminuição substancial do número de profissionais para a execução de atividades de salvamento aquático. Segundo o texto, entre 2020 e 2024 percebeu-se uma queda de mais de 30% no quantitativo de servidores incluídos para a referida atividade, prejudicando as atividades de prevenção e salvamento integradas à Operação Verão Total RS. O texto aguarda distribuição no Parlamento, com prazo final de deliberação até 1º de novembro.
Proteção animal
A partir da próxima segunda-feira, a Assembleia Legislativa gaúcha passará a contar com uma Frente Parlamentar de Combate aos Crimes de Maus-Tratos Contra Animais, sob a liderança do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL). Médico veterinário de carreira, o parlamentar propõe que o grupo atue, prioritariamente, na articulação de ações de proteção e defesa de cães e gatos vítimas de violência, que afirma serem cada vez mais comuns em todo o Estado. O deputado destaca que, além de um problema de saúde e segurança pública, os maus-tratos contra animais são crimes previstos em lei, que precisam de combate firme e coordenado entre o poder público, a sociedade civil e os protetores independentes. O lançamento do grupo, apoiado por outros 23 parlamentares, contará com a participação simbólica de animais, de modo a reforçar o caráter afetivo e o apelo à empatia da ação.
Combate à adultização
A deputada estadual Adriana Lara (PL) quer instituir no RS a Semana Estadual de Conscientização e Combate à Erotização e à Adultização Precoce de Crianças e Adolescentes, a ser celebrada anualmente no entorno do dia 6 de agosto. Em proposta apresentada na Assembleia Legislativa, a parlamentar sugere permitir ao Estado estabelecer convênios e parcerias estratégicas com escolas, universidades, organizações da sociedade civil, Ministério Público, Poder Judiciário e Conselhos Tutelares para promover debates, workshops e campanhas educativas voltadas a famílias e profissionais que lidam diretamente com jovens. Pensada a partir da repercussão do vídeo do influenciador Felca, divulgado em agosto, a matéria busca dar visibilidade e promover ações no intuito de proteger as crianças e adolescentes do fenômeno da erotização e adultização precoce, que Adriana afirma ter se mostrado “uma ameaça ao desenvolvimento saudável de sua identidade e bem-estar, em especial nos ambientes digitais”.
Indústria de defesa
Em seu primeiro encontro na Assembleia gaúcha, a Frente Parlamentar de apoio à Indústria de Defesa e Segurança reuniu nesta sexta-feira representantes das Forças Armadas, da Fiergs e empresários do setor para dialogar sobre a manutenção dos convênios que reduzem a carga tributária para as indústrias do ramo instaladas no Estado. Presidido pelo deputado Gustavo Victorino (Republicanos), o encontro debateu a importância da renovação dos Convênios ICMS 95/12 e 75/91, que garantem incentivos fiscais a produtos do setor aeroespacial e de uso das Forças Armadas. Segundo o IBGE, o RS concentra 42% das unidades de produção de equipamentos bélicos pesados, armas de fogo e munições no país, mas tem perdido competitividade para outras regiões com maior estabilidade tributária. Líder da Frente, Victorino anunciou que solicitará audiência com o Executivo estadual para tratar da temática.
Feira Zero+
Por iniciativa do deputado estadual Joel Wilhelm (PP), o Salão Júlio de Castilhos, do Parlamento gaúcho, receberá no próximo dia 8 de outubro o lançamento oficial da Feira Zero+, que ocorrerá entre os dias 17 e 19 de novembro, nos pavilhões da FENAC, em Novo Hamburgo. Realizado pela primeira vez no município, o evento reunirá representantes e lojistas do setor calçadista de todo o país e da América Latina para a articulação de novas oportunidades de negócio, fortalecimento de parcerias e lançamento de tendências. A feira é promovida pela Merkator Feiras e Eventos, com apoio de 11 sindicatos da indústria calçadista e entidades como a ACI e a Fiergs. Novo Hamburgo foi escolhida por concentrar o maior “cluster” produtivo do setor no Brasil, reunindo empresas, fornecedores e inteligência industrial em um mesmo território.