Quinta-feira, 10 de Julho de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 9 de julho de 2025
O governo quer reduzir para nove meses o prazo para pagamentos de empréstimos rurais. Já neste Plano Safra 2025/2026, o crédito de custeio, salvo as excepcionalidades, o tempo máximo passou de 12 meses para 11 meses. “A nossa tese é, aos poucos, reduzir o prazo do custeio até chegar aos 9 meses, como era no passado”, disse o subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do ministério, Gilson Bittencourt.
O entendimento é de que, com prazos mais curtos, especialmente no custeio, seja possível utilizar o mesmo recurso para financiar duas operações em um mesmo ciclo. “Quando a taxa é controlada, a tendência da operação de custeio é ser mais longa. Por isso que a gente está, aos poucos, reduzindo o prazo. Por quê? Porque quando é controlada, o Estado está subvencionado. Então eu estou dando uma taxa mais barata do que a própria Selic. Se eu ficar mais tempo, então eu pego um pré-custeio. Eu pago o máximo de prazo possível. Quando a taxa é livre, o prazo médio das operações é menor”, acrescentou.
Além disso, há a questão de custo. A redução traz alívio para os cofres do Tesouro Nacional. De acordo com Bittencourt, para cada mês a menos de prazo, a economia no custo para a União é de 8%.
Ele cita operações envolvendo a compra de bovinos: “Antes você engordava um boi em três, quatro anos. Hoje tem gente produzindo em dois anos”.
O Plano Safra é um programa do governo federal que oferece crédito rural e outras políticas de apoio ao setor agropecuário brasileiro, abrangendo desde pequenos agricultores familiares até grandes produtores. O objetivo principal é fomentar a produção, a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio, além de garantir o abastecimento interno de alimentos e a geração de renda no campo.
– O Plano Safra oferece:
* Crédito Rural
O plano disponibiliza linhas de crédito com condições especiais (juros mais baixos, prazos mais longos) para custeio, investimento e comercialização de produtos agrícolas.
* Financiamento
O Plano Safra oferece recursos para diversas atividades agrícolas, como a compra de insumos (sementes, fertilizantes), máquinas, equipamentos e a construção de infraestrutura.
* Incentivos
Além do crédito, o plano pode incluir incentivos fiscais, programas de apoio à pesquisa e inovação, e políticas de garantia de preços. (Com informações do Estado de S. Paulo)
No Ar: Show de Notícias