Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025

Home Mundo Governo Trump anuncia sanções ao presidente da Colômbia

Compartilhe esta notícia:

O governo de Donald Trump sancionou nesta sexta-feira (24) o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou o Tesouro dos Estados Unidos. A sanção bloqueou bens de Petro, da primeira-dama e de um de seus filhos.

Para justificar as sanções impostas, o Tesouro americano acusou Petro de estar envolvido com o narcotráfico, porém não apresentou provas para sustentar a acusação.

A sanção econômica ocorre após Petro e Trump terem trocado ofensas nos últimos dias, porque o presidente colombiano criticou publicamente os ataques dos EUA a barcos no mar do Caribe e no Oceano Pacífico. Petro acusou o presidente americano de fazer “execuções extrajudiciais”. Trump, por sua vez, chamou-o de “líder narcotraficante”.

Em resposta à sanção, Petro negou a acusação, disse que combate o narcotráfico há décadas e que não ficará “de joelhos”.

“De fato, a ameaça de Bernie Moreno se cumpriu: eu, meus filhos e minha esposa entramos na lista OFAC. (…) Lutar contra o narcotráfico durante décadas e com eficácia me traz esta medida do governo da sociedade à qual tanto ajudamos para combater o consumo de cocaína. Toda uma paradoxa, mas nem um passo atrás e jamais de joelhos”, afirmou Petro.

Entre as medidas anunciadas estão o congelamento de quaisquer bens que Petro, seu filho mais velho Nicolas Petro Burgos, a primeira-dama Veronica Garcia e Armando Villaneda possuam nos EUA. O mesmo vale para qualquer empresa no nome deles registrada no país. A sanção também proíbe cidadãos americanos de fazer negócios com eles.

Entre os argumentos utilizados para aplicar a sanção econômica ao presidente colombiano estão:

* Permitir que os cartéis de drogas prosperassem na Colômbia;
* Proporcionar benefícios a organizações narcoterroristas.

Segundo o Tesouro dos EUA, as ações do líder colombiano “levaram a níveis recordes de cultivo de coca e produção de cocaína”. O filho de Petro, a primeira-dama e Villaneda foram chamados pelo Tesouro americano de facilitadores das ações de Petro.

O comunicado do Tesouro americano lembrou quando Petro comparou cocaína ao uísque, em fevereiro, quando disse que “cocaína não é pior que uísque” para criticar a abordagem do governo dos EUA no combate às drogas consumidas pelos americanos.

Um dia antes, na quinta-feira (23), Petro acusou o governo americano de estar cometendo “execuções extrajudiciais” em seus ataques no Caribe e no Oceano Pacífico.

Durante uma coletiva de imprensa em Bogotá, o líder colombiano voltou a fazer críticas ao movimento militar feito por Washington desde agosto em águas internacionais, e afirmou que os supostos traficantes de drogas deveriam ser levados à Justiça, e não assassinados.

“Nesse tipo de manobras, que acreditamos violar o direito internacional, os Estados Unidos (…) estão cometendo execuções extrajudiciais. Há um uso desproporcional da força que é punido pelo direito internacional humanitário”, declarou.

Desde 2 de setembro, Washington ataca embarcações que supostamente transportam drogas e publica vídeos dos destroços em chamas. O total de barcos alvejados já chegaram a 10, e mais de 40 pessoas morreram.

Ao menos um dos ataques ocorreu perto de águas colombianas, segundo uma fonte militar. A Colômbia denuncia que, ao longo dessas operações, os Estados Unidos violaram águas nacionais e, em um desses ataques, assassinaram um pescador colombiano.

“O mar do Caribe está repleto de navios de guerra, aeronaves navais e mísseis. (…) Inclusive, um pescador de Santa Marta foi assassinado em seu barco. Quando anularam a certificação antidrogas, achamos muito paradoxal e, obviamente, recebemos isso como se fosse um insulto”, disse Petro à imprensa nesta quinta.

Desde que Petro começou a fazer críticas a Trump nas redes sociais, os dois presidentes entraram em uma guerra de palavras que oscila em tom.

Os Estados Unidos retiraram a Colômbia da lista de países aliados na luta contra o narcotráfico neste ano e revogaram o visto de Petro e de vários de seus funcionários. Trump também acusou Petro de ser um “líder narcotraficante” e um “meliante”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Bairro Belém Novo terá mutirão de limpeza neste domingo
Cidadania alemã tem regra nova e aumento de pedidos de brasileiros; entenda
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News