Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 19 de outubro de 2025
Max Verstappen concluiu com uma vitória tranquila seu final de semana perfeito no GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. O tetracampeão mundial foi pole position e venceu a corrida sprint no sábado e nesse domingo (19), largando novamente na frente, foi o primeiro a receber a bandeira quadriculada no Circuito das Américas, em Austin. Lando Norris, da McLaren, em segundo, e Charles Leclerc, da Ferrari, completaram o pódio.
Vencedor da corrida sprint no sábado, Verstappen imprimiu um forte ritmo no início e logo abriu mais de 2 segundos para Leclerc, que sofria forte ataque de Norris. Na sétima volta, Carlos Sainz atingiu Kimi Antonelli e provocou a entrada do safety car virtual. Antonelli conseguiu voltar para a pista, mas Sainz precisou abandonar a prova.
Gabriel Bortoleto, que largou da 16ª posição e ocupava a 13ª, foi o primeiro a parar nos boxes e caiu para a última colocação. Enquanto Verstappen abria vantagem (mais de 6 segundos) para Leclerc, Norris tentava superar o piloto da Ferrari, que tinha pneus macios, para chegar ao segundo lugar.
Norris conseguiu a ultrapassagem na 21ª volta, mas a essa altura Versatppen já tinha mais de 10 segundos de vantagem. Pouco depois de perder a segunda posição, Leclerc foi aos boxes e perdeu mais posições.
Na 31ª volta, Piastri, que era o quarto colocado, foi aos boxes e voltou em sétimo lugar. Norris parou duas voltas depois. Verstappen foi para a troca de pneus no 34º giro, mas sua vantagem era tão grande que ele retornou à pista como líder. Após as paradas de todos os pilotos, as primeiras posições eram iguais ao do início da prova: Verstappen na ponta, seguido por Leclerc, Norris, Lewis Hamilton e Piastri.
Bortoleto, que chegou a ocupar a 12ª posição, foi novamente aos boxes e voltou ao último lugar na pista. Com 17 voltas para o final da corrida, Leclerc, com pneus médios, tentava resistir aos ataque de Norris, com macios, pela segunda posição. Na frente, Verstappen tinha mais de seis segundos de vantagem.
A disputa prosseguiu até a parte final da prova, quando Norris conseguiu a ultrapassagem para terminar na segunda posição.
A próxima etapa da Fórmula 1 acontece a partir de sexta-feira na Cidade do México. O GP do México, 20ª das 24 etapas do Mundial, acontece no próximo domingo (26) às 17h (de Brasília).