Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025

Home Rio Grande do Sul Grupo especializado em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro é alvo de operação em Porto Alegre e Gravataí

Compartilhe esta notícia:

Durante operação deflagrada nesta terça-feira (25) em Porto Alegre e Gravataí, a Polícia Civil gaúcha cumpriu 11 mandados de prisão temporária, mais 11 ordens de busca e apreensão, cinco bloqueios de contas bancárias e três recolhimentos de veículos. O alvo foram integrantes de organização envolvida em crimes como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A ofensiva mobilizou 55 agentes e 27 viaturas, sob coordenação do delegado Guilherme Dill. Segundo ele, a investigação começou em agosto do ano passado, um casal foi preso com 18 quilos de crack na Zona Sul da Capital.

Com essa apreensão, foi constatada a prática de um esquema milionário de distribuição de entorpecentes, a partir de bases de operação nos bairros Jardim Lindoia e Rubem Berta (ambos na Zona Norte). Ao menos 13 pessoas mantinham rotina de compra e venda de drogas em grandes quantidades, bem como movimentação diária de valores de origem ilícia em contas bancárias.

O grupo é especializado na distribuição de crack e cocaína na Região Metropolitana e na lavagem de capitais mediante movimentação envolvendo terceiros. “Havia dissimulação e transferência contínua de valores entre as mesmas contas, de forma ‘circular’, para disfarçar a procedência do dinheiro”, detalhou Dill.

Entre maio e setembro de 2022, o grupo movimentou cerca de R$ 1,4 milhão entre traficantes e “laranjas”. Uma advogada também é investigada por auxiliar o grupo, por meio do registro – em seu nome – de veículos utilizados no transporte de drogas. Ela também orientava juridicamente o grupo para facilitar a lavagem de recursos.

Venâncio Aires

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e a Polícia Civil em Venâncio Aires (Vale do Rio Pardo) desencadearam nesta terça-feira (25) uma operação contra organização criminosa envolvida em crimes como lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. Foram cumpridos 16 ordens de busca, apreensão e prisão de seis dos nove investigados, que atuam por meio de um esquema familiar-empresarial.

De acordo com balanço final da ofensiva, foram indisponibilizados mais de 100 imóveis e veículos. A lista inclui, ainda, apreensão de joias e títulos de crédito, bem como bloqueios de 19 contas bancárias dos envolvidos.

Sob o comando dos promotores Fernando Buttini e Pedro Rui da Fontoura Porto, junto com os delegados Paulo César Schirrmann e Vinícius Lourenço de Assunção, a ofensiva é resultado de investigações de crimes cometidos desde 2006 e que resultaram em denúncia aceita integralmente pela Justiça.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Reforma tributária é tema de evento na Fiergs, em Porto Alegre
Presos traficantes que transportavam quase 1,5 tonelada de maconha em um furgão disfarçado de veículo oficial do Exército no RS
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada