Domingo, 28 de Dezembro de 2025

Home Mundo Guerra na Ucrânia: Trump afirma ter tido conversa “produtiva” com Putin

Compartilhe esta notícia:

O presidente americano, Donald Trump, afirmou ter tido uma conversa “produtiva” com seu homólogo russo, Vladimir Putin, horas antes de um encontro com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Zelensky viajou para Miami, nos EUA, em busca de garantias americanas para uma nova proposta de paz destinada a encerrar o conflito de quase quatro anos com a Rússia.

O plano, de 20 pontos, foi articulado após semanas de negociações entre Washington e Kiev, mas ainda não recebeu o aval de Moscou e ganha peso após um ataque maciço de mísseis e drones russos contra Kiev. Elaborado por equipes dos dois países, o documento aborda desde mecanismos de segurança para prevenir novas agressões até impasses sensíveis — entre eles, o futuro da região de Donbass e o controle da usina nuclear atualmente sob ocupação russa.

“Acabei de ter uma conversa telefônica muito boa e produtiva com o presidente da Rússia, Putin”, disse Trump em sua plataforma Truth Social.

Zelensky disse durante uma escala no Canadá no sábado que esperava que as negociações fossem “muito construtivas”. Ao mesmo tempo, ele questionou repetidamente se Moscou estava realmente empenhada em buscar a paz ou simplesmente ganhando tempo. Os ataques da Rússia contra alvos civis, incluindo uma enorme barragem disparada contra a capital da Ucrânia no sábado, provaram, segundo Zelensky, que o Kremlin não tinha interesse real em acabar com a guerra.

“A Rússia continua atormentando nossas cidades e nosso povo. Moscou rejeitou até mesmo as propostas de um cessar-fogo no Natal e está intensificando a brutalidade de seus ataques com mísseis e drones”, disse ele nas redes sociais enquanto estava a caminho da Flórida. “Este é um sinal claro de como eles realmente encaram a diplomacia lá. Até agora, não com a seriedade necessária.”

Analistas afirmam que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, encorajado pelos avanços lentos, mas constantes, de suas forças no campo de batalha, provavelmente não aceitará a proposta de paz e, em vez disso, manterá suas exigências maiores. Entre elas, a cessão de uma parte significativa do território ucraniano.

Os líderes dos EUA e da Ucrânia ligarão para líderes europeus após reunião na Flórida, informou o porta-voz de Zelensky. O presidente realizou uma videoconferência enquanto estava no Canadá com líderes europeus que, de acordo com o chanceler alemão Friedrich Merz, prometeram seu total apoio aos seus esforços de paz.

A Rússia acusou a Ucrânia e seus aliados europeus de tentarem “sabotar” um plano anterior mediado pelos EUA para interromper os combates. Aumentando a pressão no campo de batalha, o Kremlin anunciou no sábado que havia tomado mais duas cidades no leste do país vizinho, Myrnograd e Guliaipole.

“Se as autoridades em Kiev não quiserem resolver este assunto pacificamente, resolveremos todos os problemas que temos pela frente por meios militares”, disse Putin no sábado.

Ele também foi citado pela agência de notícias estatal TASS dizendo que “os líderes do regime de Kiev não têm pressa em resolver este conflito pacificamente”.

Os líderes da União Europeia, Ursula von der Leyen e Antonio Costa, que participaram da reunião virtual de Zelensky, garantiram que o apoio da União Europeia à Ucrânia nunca vacilará e prometeram manter a pressão sobre o Kremlin para que chegue a um acordo.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse à TASS que Moscou continuará seu “engajamento com os negociadores americanos” e “abordará as causas profundas do conflito”, mas criticou os europeus.

“Após a mudança de governo nos EUA, a Europa e a União Europeia se tornaram o principal obstáculo à paz”, acusou Lavrov.

Trump fez do fim das guerras na Ucrânia e em Gaza o ponto central de seu segundo mandato como autoproclamado “presidente da paz”. Mas a guerra na Ucrânia, segundo ele mesmo admitiu, provou ser muito mais difícil do que ele esperava.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Banco Master: Febraban e entidades criticam ministro do Supremo Dias Toffoli
Técnico de futebol e seus três filhos morrem em acidente de barco na Indonésia
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Tarde