Domingo, 21 de Julho de 2024

Home Mundo Hamas diz que está pronto para fechar acordo de cessar-fogo

Compartilhe esta notícia:

O grupo terrorista Hamas comunicou nesta terça-feira (11) aos mediadores das negociações com Israel sua resposta oficial sobre a resolução de cessar-fogo aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Segundo as primeiras informações, o grupo afirmou que está pronto para fechar um acordo e acabar com a guerra na Faixa de Gaza, sem entrar em detalhes. O Hamas quer um novo cronograma para um cessar-fogo permanente e a retirada das tropas de Israel da Faixa de Gaza — inclusive da cidade de Rafah —, disse uma autoridade à agência de notícias Reuters.

O texto do acordo foi elaborado pelos Estados Unidos — antes do plano ser votado pelo Conselho de Segurança da ONU, o presidente americano, Joe Biden, afirmou que o texto foi “aceito” por Israel, mas o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que pretende continuar a guerra até acabar com o Hamas.

Conselho de Segurança votou a favor de acordo

O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução de cessar-fogo na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza na segunda-feira (10). O placar da votação foi de 14 votos a favor, zero contra e 1 abstenção, da Rússia.

O texto, elaborado pelos israelenses e proposto ao Conselho pelos Estados Unidos, pressiona o grupo terrorista a aceitar os termos. A resolução demanda “as duas partes a aplicarem plenamente os seus termos, sem demora e sem condições”.

O acordo é previsto para ter três fases. Em uma primeira fase, o plano prevê os seguintes termos: Cessar-fogo absoluto com duração de seis semanas; retirada das forças Israel das áreas densamente povoadas da Faixa de Gaza; libertação de reféns sequestrados durante o ataque do grupo terrorista Hamas, entre eles mulheres, idosos e feridos, em troca da libertação de prisioneiros palestinos detidos por Israel.

A segunda fase incluiria os seguintes termos: Libertação dos demais reféns, entre eles homens e soldados, em troca de prisioneiros palestinos detidos por Israel; retirada total das tropas israelenses da Faixa de Gaza. A terceira fase prevê o início de uma grande reconstrução de Gaza, que enfrenta décadas de reconstrução devido à devastação causada pela guerra.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Governo federal usará inteligência artificial para tentar reduzir impacto fiscal de perdas judiciais
Puxada pelas enchentes, inflação em Porto Alegre é quase o dobro da nacional, informa IBGE
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News