Quinta-feira, 09 de Julho de 2026

Home Brasil Helicóptero cai na Zona Sul de São Paulo: duas pessoas estavam na aeronave e foram resgatadas

Compartilhe esta notícia:

Um helicóptero caiu próximo a residências, na área do Parque da Rocinha, na Zona Sul de São Paulo, na manhã da quarta-feira (19). Duas pessoas que estavam na aeronave foram socorridas com vida, conscientes e levadas a hospitais.

O acidente ocorreu sete minutos após a aeronave, que fazia um voo de teste, decolar do Aeroporto de Congonhas.

O piloto, Lucas Pereira de Almeida, de 51 anos, foi levado pelo Helicóptero Águia, da PM, para o Hospital das Clínicas com traumatismo craniano. Já a segunda vítima, o mecânico Jorge Douglas, de 38 anos, sofreu fratura nos membros inferiores e foi encaminhado pelo SAMU para o Hospital Jabaquara.

O local onde ocorreu a queda é bem próximo ao Aeroporto de Congonhas. A suspeita é a de que o piloto tenha feito um pouso forçado, de emergência, após decolar.

Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), afirmou que foi acionado e irá investigar as causas do acidente envolvendo a aeronave de matrícula PP-BDL.

A aeronave foi fabricada em 2013 e pode transportar até seis pessoas. Trata-se de um monomotor turbina.

Por volta das 12h, uma equipe de funcionários da Infraero, responsável pelo Aeroporto de Congonhas, foi ao local do acidente.

Socorro por moradores

Testemunhas afirmaram que viram o helicóptero “girando” sobre a favela da Alba, localizada a poucos metros do parque, antes de ser desviado e cair “de bico” na região descampada.

Um morador que presenciou a queda do helicóptero contou que a aeronave ia cair na favela, mas que o piloto desviou e foi para a área do Parque da Rocinha.

“Estava passeando com meu cachorro. De repente o helicóptero veio girando e girando. Ia cair dentro da favela, mas o motorista desviou e caiu de bico. Começou a vazar vários tipos de gasolina. Tiramos eles. Estávamos preocupados com os ocupantes de morrerem queimados. Nós nem pensamos na nossa vida, só queríamos tirar eles”, diz o motoboy Fabio Silva.

O representante de vendas Vinicius Lopes, 28, disse que estava na oficina do pai, na rua Jorge Duprat Figueiredo, quando ouviu o barulho da aeronave tocar o solo. Ao chegar ao ponto do acidente, encontrou uma das vítimas recebendo massagem cardíaca de uma pessoa em trajes civis.

Lopes afirmou que, assim que viu o helicóptero destruído, chamou o auxiliar de mecânico Thallys Lima, 21, que conseguiu extinguir os focos de incêndio com o uso de um extintor.

O Cenipa disse que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos foram acionados para realizar os primeiros procedimentos para apurar o ocorrido.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Entenda o caso de jovens brasileiras que teriam sido aliciadas nos EUA por um guru espiritual
Mega-Sena pode pagar R$ 85 milhões nesta quinta-feira
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias