Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 2 de outubro de 2025
Duas pessoas morreram e outras três ficaram gravemente feridas após um homem atropelar e esfaquear pedestres em frente a uma sinagoga em Manchester, no Reino Unido, nesta quinta-feira (2).
O criminoso foi morto pela polícia. Segundo autoridades locais, o homem avançou com o carro sobre as pessoas que estavam na frente da sinagoga Heaton Park Hebrew Congregation, no bairro de Crumpsall. Após atropelar pedestres, ele desceu do veículo e esfaqueou algumas pessoas.
O ataque ocorreu no feriado judaico de Yom Kippur, o dia mais sagrado do judaísmo. Nessa data, um grande número de judeus vai a sinagogas e faz jejum.
A embaixada de Israel no Reino Unido condenou o ataque. O rei britânico Charles III afirmou estar “profundamente chocado e triste” com o atentado.
O premiê do Reino Unido, Keir Starmer, disse ter ficado “horrorizado” e ordenou uma mobilização maior de policiais em sinagogas por toda a Inglaterra. “O fato de o ataque ter ocorrido no Yom Kippur torna o episódio ainda mais horrível. Vamos fazer tudo para manter a comunidade judaica segura”, afirmou o premiê.
O prefeito de Manchester, Andy Burnham, disse se tratar de um incidente grave e pediu para as pessoas evitarem o local. Burnham também elogiou a atuação da polícia.