Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 29 de março de 2023
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) está recrutando voluntários para pesquisa sobre eficácia de tratamento da depressão por meio de aplicativo para celular. Além de apresentar sintomas compatíveis, o participante deve ter idade entre 18 e 65 anos, além de possuir aparelho do tipo smartphone. Gestantes e deficientes visuais incapacitados para conferir a tela do dispositivo.
Sob responsabilidade do professor Ives Cavalcante Passos, o estudo é desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento, mediante parceria entre equipes da instituição e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A metodologia utilizada envolve técnicas de terapia cognitiva-comportamental (TCC).
Interessados devem entrar em contato pelo whatsapp (51) 98150-7758 ou (51) 99605-9868. Também é possível acionar a equipe através do e-mail jcbebber@hcpa.edu.br.
Transtornos de humor
Já o programa de pesquisa da instituição sobre transtornos de humor busca participantes para estudo sobre o uso de estimulação elétrica transcraniana de corrente contínua (ETCC), em âmbito domiciliar, para tratamento de sintomas depressivos resistentes a tratamentos farmacológicos. O trabalho é conduzido pelo professor Marcelo Fleck.
É necessário ter ao menos 18 anos e estar em tratamento para transtorno depressivo unipolar, com sintomas que não apresentaram melhorara após duas ou mais tentativas com antidepressivos. O colaborador também se compromete a comparecer quinzenalmente ao HCPA durante três meses. Interessados devem entrar em contato com a equipe pelo whatsapp (51) 99287-6196.
Mulheres em menopausa
Outra pesquisa do Hospital de Clínicas que está atrás de voluntários envolve avaliação da qualidade de vida de mulheres na fase da menopausa. No comando está a professora Maria Celeste Osório Wender, do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da instituição.
Para participar, exige-se o seguinte perfil básico: mulher, alfabetizada, residente no Rio Grande do Sul e com idade entre 40 e 65 anos. Mais detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3359-7640 ou e-mail llferreira@hcpa.edu.br. O site é hcpa.edu.br.
Dieta para diabéticos
O Serviço de Endocrinologia do HCPA também procura colaboradores para estudo científico. No foco estão adultos entre 18 e 65 anos, que morem na capital gaúcha (ou cidades-vizinhas) e que tenham diagnóstico de diabetes do tipo 2, bem como excesso de peso e intervenção de dieta.
Quem se engajar à pesquisa terá acompanhamento por nutricionistas e médico endocrinologista, exames para avaliação de saúde e regime alimentar individualizado e material educativo sobre alimentação saudável. Também estão previstas consultas presenciais (uma vez ao mês) e contatos telefônicos para acompanhamento. Contato: (51) 98959-1995
(Marcello Campos)