Domingo, 08 de Setembro de 2024

Home Porto Alegre Hospital em Porto Alegre realiza primeira cirurgia robótica de coluna vertebral na Região Sul do País

Compartilhe esta notícia:

Uma das mais tradicionais instituições de saúde de Porto Alegre, o Hospital Mãe de Deus realizou a primeira cirurgia robótica de coluna vertebral na Região Sul do País. A tecnologia – conhecida como “plataforma Mazor” e disponível no País desde o início do ano – possibilita 99% de precisão em procedimentos de implante ortopédico.

A fabricante irlandesa Medtronic acrescenta outras vantagens em comparação aos métodos convencionais: maior segurança e rapidez, redução drástica do risco de lesão nervosa, menor risco de sangramento e infecção, além de uma recuperação acelerada, com retorno mais rápido do paciente às suas atividades diárias.

A iniciativa é liderada pelo médico José Maria Alves Neto e seu filho, Lucas Sangoi Alves, especialistas em ortopedia e traumatologia, em especial no que se refere a operações desse tipo. Colegas de outros hospitais também poderão utilizar o robô no Mãe de Deus, contando para isso com o suporte necessário.

Para a estreia da novidade na capital gaúcha, foram escolhidos oito pacientes que necessitam de cirurgia de artrodese, indicada para corrigir instabilidades entre as vértebras. O problema causa dor nas costas, devido a fatores como desgaste de disco. O procedimento é aplicado, ainda, para correção de deformidades como escoliose.

Tomografias computadorizadas servem de base ao planejamento da equipe. Durante a operação, a plataforma fornece orientação em tempo real aos cirurgiões, ajudando-os a posicionar com precisão os instrumentos cirúrgicos, suas trajetórias e os implantes de parafuso, adaptados à anatomia de cada paciente.

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que ao menos 27 milhões de adultos do País são acometidos por doenças crônicas na coluna. Em paralelo, um estudo publicado recentemente no “The Spine Journal” (EUA) destaca os benefícios dessa tecnologia também na redução (cerca de 80%) do tempo de exposição do paciente à radiação durante o procedimento.

Mãe de Deus

Fundado em 1979, o Hospital Mãe de Deus é referência no Rio Grande do Sul em serviços médico-hospitalares de alta complexidade – ficou entre os 10 melhores hospitais do Brasil em ranking da revista norte-americana “Newsweek”. É mantido pela instituição filantrópica Associação Educadora São Carlos (Aesc), da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas.

A instituição atua em âmbito privado, por meio de planos de saúde. Sua contrapartida filantrópica se dá por meio de atendimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em duas unidades: Hospital Santa Ana, em Porto Alegre, e Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa (Litoral Norte).

Conta, ainda, com quatro Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas na capital gaúcha, e escolas no Interior do Estado e um Centro de Atendimento ao Migrante. Este último abrange 57 municípios na Serra Gaúcha, atuando em parceria com a Polícia Federal.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Pela primeira vez, coração de titânio é implantado em paciente nos Estados Unidos
Governo gaúcho divulga empresas ganhadoras do Selo EmFrente, Mulher 2024
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News