Sábado, 18 de Maio de 2024

Home Porto Alegre Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, promove palestra sobre câncer de pele

Compartilhe esta notícia:

O Hospital Moinhos de Vento (HMV), em Porto Alegre, realiza às 19h desta terça-feira (16) mais uma edição de seu ciclo on-line de palestras do Centro de Pesquisa Clínica. Em debate, novidades no tratamento do melanoma com uma mutação genética específica, responsável por 50% dos registros de casos da modalidade de câncer de pele.

A atividade tem como convidado oncologista Rodrigo Munhoz, do Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês e do Instituto do Câncer, ambos em São Paulo. São moderadores Helena Andrade e Sérgio Roithmann, respectivamente oncologista clínica e chefe do setor na instituição da capital gaúcha.

Informações adicionais e inscrições, gratuitas, por meio de link no site hospitalmoinhos.org.br. A instituição está localizada na rua Ramiro Barcelos nº 910, bairro Moinhos de Vento. Também é possível ingressar pela rua Tiradentes nº 333 (bairro Floresta).

De acordo com o Ministério da Saúde, o melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. Esse tipo de câncer pode aparecer em qualquer parte do corpo, incluindo pele e mucosas, sob a forma de manchas, pintas ou sinais. Nos indivíduos de pele negra, a doança é mais comum em áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.

Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos, o melanoma representa apenas 4% das neoplasias malignas de pele. Mas é o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação para outros órgãos).

O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom se diagnosticado em fase inicial. Nos últimos anos, houve grande melhora na sobrevida dos pacientes, principalmente devido à detecção precoce do tumor por meio de técnicas como dermatoscopia e novos medicamentos.

Cirurgia bucomaxilofacial

Já nos dias 26 e 27, o Hospital Moinhos de Vento fará a terceira edição do Meeting Internacional de Cirurgia Ortognática. O evento é presencial no auditório da instituição e também conta com transmissão on-line. Horários: 13h30min às 16h20min no dia 26 (sexta-feira) e das 8h30min às 11h50min do dia 27 (sábado).

Foram convidos especialistas nacionais e internacionais como os cirurgiões Daniel Roscher (professor da Universidade de Buenos Aires, na Argentina), Marcos Pitta, de São Paulo, e Diogo Macedo, do Pará. Representando o HMV, estará o otorrinolaringologista Renato Roithmann.

O encontro tem como público-alvo cirurgiões bucomaxilofaciais, dentistas e ortodontistas, além de fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, reumatologistas, fonoaudiólogos e especialistas em medicina do sono, dentre outros.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Brigada Militar apreende cerca de 1.800 quilos de substância utilizada para potencializar cocaína
Influenciador digital Renato Cariani consegue liberação de passaporte na Justiça de São Paulo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News