Terça-feira, 12 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 30 de abril de 2024
Foi realizado, na manhã desta terça-feira (30), o I Encontro de Comunicação do Sistema de Justiça do RS no auditório do Espaço Multi – Comunicação e Eventos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O evento, intitulado “Tem pauta nova no Sistema de Justiça!”, envolveu tribunais com sede no estado (TJRS, TRF4, TRT4, TRE-RS e TJM-RS), Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Procuradoria-Geral do Estado e Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre. Participaram jornalistas e gestores dos principais grupos de comunicação.
A atividade iniciou com uma apresentação aos jornalistas de novas pautas das instituições. Após, houve um debate entre os convidados.
O diretor do Departamento de Marketing Institucional e Comunicação Digital do TJRS, Fabio Berti, abriu o encontro destacando que essa é a segunda atividade conjunta da área de Comunicação Social das instituições do Sistema de Justiça. Na primeira, em novembro de 2023, as equipes compartilharam experiências. Dessa vez, abriram o espaço para receber jornalistas e gestores dos grupos de comunicação para apresentar ideias de pautas e assuntos a serem abordados pela imprensa.
Presente no evento, o presidente do Conselho de Comunicação Social do TJRS, desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, falou sobre o momento de transformação da comunicação institucional do Tribunal de Justiça e a importância da interação com as instituições e a imprensa. “Essa é a segunda oportunidade de conversarmos sobre o assunto. Quem ganha com isso é a sociedade que passa a estar cada vez melhor informada. Não há transparência sem que todos estejam engajados”, ressaltou o magistrado.
Sugestões de pautas
O encontro seguiu com as apresentações das sugestões de pauta pelas instituições. O primeiro a falar foi o assessor-chefe da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), Cleber Moreira. Com a proximidade das eleições municipais, o TRE-RS está focado no prazo do dia 8 de maio para regularização do título eleitoral. A expectativa é contabilizar o número de eleitores. Outro ponto destacado foi a chamada para que os jovens façam a biometria, exigida para o primeiro título eleitoral.
A diretora do Departamento de Relações Públicas do TJRS, Analice Bolzan, falou sobre a temática da Comunicação Não-Violenta (CNV), abordagem de comunicação que prioriza a valorização das relações interpessoais. Foram apresentados casos, exemplos de ações do Judiciário gaúcho voltadas ao assunto. A prática é utilizada nos procedimentos de conciliação e mediação e está sendo recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para aplicação nos órgãos do Poder Judiciário como um todo. O objetivo é cada vez mais humanizar o atendimento.
Buscando também uma maior proximidade com a sociedade e humanização nas relações, o Tribunal Regional Federal (TRF-4) decidiu remodelar o relatório anual da instituição. A diretora de Comunicação Social do TRF-4, Patrícia Picon, explicou que as novas publicações dão mais ênfase à atuação da instituição voltada à sociedade. O relatório traz textos mais coloquiais, com o objetivo de levar informações à população.
A equipe de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-4) apontou datas comemorativas importantes relacionados à justiça do trabalho: Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral (2/5), Semana Nacional de Conciliação Trabalhista (20 a 24 maio) e Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12/6). O diretor da Secretaria de Comunicação do TRT-4, Juliano Machado e os jornalistas da assessoria de imprensa da instituição, Gabriel Borges Fortes e Eduardo Matos, falaram ainda da estrutura do Tribunal.
Para o coordenador da Comunicação do Tribunal de Justiça Militar do RS, Marcelo Nepomuceno, um dos maiores desafios do TJM é fazer com que a imprensa e a sociedade compreendam as competências da instituição que julga policiais militares e bombeiros militares. O coordenador aproveitou a ocasião para apresentar uma nova ferramenta criada no Tribunal, na qual o cidadão consegue compreender melhor as decisões judiciais com ajuda da inteligência artificial. O projeto “Explica Aí, Tchê” está vinculado com a ideia de utilização de linguagem simples no judiciário, preocupação que faz parte, inclusive, de um pacto nacional do Poder Judiciário.
A coordenadora do Gabinete de Comunicação do Ministério Público do Estado (MPRS), Roberta Salinet, destacou também a preocupação em ouvir e entender o que a sociedade pensa sobre a instituição. Adiantou que em breve será lançada uma campanha na qual explica que a Promotoria de Justiça é o Ministério Público no interior, fazendo com que as pessoas compreendam melhor a estrutura e funções do MP.
O coordenador de Comunicação da Defensoria Pública do Estado (DPE), Felipe Daroit, disse que não faltam histórias para os jornalistas contarem a partir da atuação da DPE, voltada aos vulneráveis. Afirmou que o esforço da área de comunicação é mostrar um conteúdo focado nos atendimentos e projetos voltados à população.
A pauta sugerida pela Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre (PGM/POA) é os 100 anos da instituição em janeiro de 2025. A coordenadora da Assessoria de Comunicação, Sandra Denardin, disse que uma das ações previstas é facilitar o entendimento da população em relação à função da PGM.
Debate
Após as apresentações das instituições, a diretora de Comunicação Social do TJRS, Adriana Arend, conduziu um debate com os veículos de comunicação. “Queremos aprimorar cada vez mais o nosso trabalho, por isso unimos as instituições, que apelidamos carinhosamente de ‘Liga da Justiça’, para trocarmos experiências com o objetivo de aperfeiçoar a comunicação com a sociedade”, afirmou a diretora.
Ao final do evento, foi realizado o lançamento do Prêmio Themis de Jornalismo 2024, seguido de um coquetel para os presentes.
No Ar: Pampa Na Tarde