Terça-feira, 21 de Maio de 2024

Home Acontece I Encontro de Comunicação do Sistema de Justiça do RS reúne órgãos do Judiciário e comunicadores gaúchos

Compartilhe esta notícia:

Foi realizado, na manhã desta terça-feira (30), o I Encontro de Comunicação do Sistema de Justiça do RS no auditório do Espaço Multi – Comunicação e Eventos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O evento, intitulado  “Tem pauta nova no Sistema de Justiça!”, envolveu tribunais com sede no estado (TJRS, TRF4, TRT4, TRE-RS e TJM-RS), Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Procuradoria-Geral do Estado e Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre. Participaram jornalistas e gestores dos principais grupos de comunicação.

A atividade iniciou com uma apresentação aos jornalistas de novas pautas das instituições. Após, houve um debate entre os convidados.

O diretor do Departamento de Marketing Institucional e Comunicação Digital do TJRS, Fabio Berti, abriu o encontro destacando que essa é a segunda atividade conjunta da área de Comunicação Social das instituições do Sistema de Justiça. Na primeira, em novembro de 2023, as equipes compartilharam experiências. Dessa vez, abriram o espaço para receber jornalistas e gestores dos grupos de comunicação para apresentar ideias de pautas e assuntos a serem abordados pela imprensa.

Presente no evento, o presidente do Conselho de Comunicação Social do TJRS, desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, falou sobre o momento de transformação da comunicação institucional do Tribunal de Justiça e a importância da interação com as instituições e a imprensa. “Essa é a segunda oportunidade de conversarmos sobre o assunto. Quem ganha com isso é a sociedade que passa a estar cada vez melhor informada. Não há transparência sem que todos estejam engajados”, ressaltou o magistrado.

Sugestões de pautas

O encontro seguiu com as apresentações das sugestões de pauta pelas instituições. O primeiro a falar foi o assessor-chefe da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), Cleber Moreira. Com a proximidade das eleições municipais, o TRE-RS está focado no prazo do dia 8 de maio para regularização do título eleitoral. A expectativa é contabilizar o número de eleitores. Outro ponto destacado foi a chamada para que os jovens façam a biometria, exigida para o primeiro título eleitoral.

A diretora do Departamento de Relações Públicas do TJRS, Analice Bolzan, falou sobre a temática da Comunicação Não-Violenta (CNV), abordagem de comunicação que prioriza a valorização das relações interpessoais. Foram apresentados casos, exemplos de ações do Judiciário gaúcho voltadas ao assunto. A prática é utilizada nos procedimentos de conciliação e mediação e está sendo recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para aplicação nos órgãos do Poder Judiciário como um todo. O objetivo é cada vez mais humanizar o atendimento.

Buscando também uma maior proximidade com a sociedade e humanização nas relações, o Tribunal Regional Federal (TRF-4) decidiu remodelar o relatório anual da instituição. A diretora de Comunicação Social do TRF-4, Patrícia Picon, explicou que as novas publicações dão mais ênfase à atuação da instituição voltada à sociedade. O relatório traz textos mais coloquiais, com o objetivo de levar informações à população.

A equipe de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-4) apontou datas comemorativas importantes relacionados à justiça do trabalho: Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral (2/5), Semana Nacional de Conciliação Trabalhista (20 a 24 maio) e Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12/6). O diretor da Secretaria de Comunicação do TRT-4, Juliano Machado e os jornalistas da assessoria de imprensa da instituição, Gabriel Borges Fortes e Eduardo Matos, falaram ainda da estrutura do Tribunal.

Para o coordenador da Comunicação do Tribunal de Justiça Militar do RS, Marcelo Nepomuceno, um dos maiores desafios do TJM é fazer com que a imprensa e a sociedade compreendam as competências da instituição que julga policiais militares e bombeiros militares. O coordenador aproveitou a ocasião para apresentar uma nova ferramenta criada no Tribunal, na qual o cidadão consegue compreender melhor as decisões judiciais com ajuda da inteligência artificial. O projeto “Explica Aí, Tchê” está vinculado com a ideia de utilização de linguagem simples no judiciário, preocupação que faz parte, inclusive, de um pacto nacional do Poder Judiciário.

A coordenadora do Gabinete de Comunicação do Ministério Público do Estado (MPRS), Roberta Salinet, destacou também a preocupação em ouvir e entender o que a sociedade pensa sobre a instituição. Adiantou que em breve será lançada uma campanha na qual explica que a Promotoria de Justiça é o Ministério Público no interior, fazendo com que as pessoas compreendam melhor a estrutura e funções do MP.

O coordenador de Comunicação da Defensoria Pública do Estado (DPE), Felipe Daroit, disse que não faltam histórias para os jornalistas contarem a partir da atuação da DPE, voltada aos vulneráveis. Afirmou que o esforço da área de comunicação é mostrar um conteúdo focado nos atendimentos e projetos voltados à população.

A pauta sugerida pela Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre (PGM/POA) é os 100 anos da instituição em janeiro de 2025. A coordenadora da Assessoria de Comunicação, Sandra Denardin, disse que uma das ações previstas é facilitar o entendimento da população em relação à função da PGM.

Debate

Após as apresentações das instituições, a diretora de Comunicação Social do TJRS, Adriana Arend, conduziu um debate com os veículos de comunicação. “Queremos aprimorar cada vez mais o nosso trabalho, por isso unimos as instituições, que apelidamos carinhosamente de ‘Liga da Justiça’, para trocarmos experiências com o objetivo de aperfeiçoar a comunicação com a sociedade”, afirmou a diretora.

Ao final do evento, foi realizado o lançamento do Prêmio Themis de Jornalismo 2024, seguido de um coquetel para os presentes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Defesa Civil alerta que as pessoas devem ser retiradas de locais com risco de inundação no Rio Grande do Sul
Governador do Rio Grande do Sul diz que acumulado de chuva pode passar de 800 milímetros em algumas regiões do Estado
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa