Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 8 de outubro de 2025
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza até o dia 19 de dezembro a “Pesquisa Especial sobre Enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul”, levantamento experimental que abrange mais de 30 mil residências em 133 dos 497 municípios gaúchos. Conforme a autarquia federal, a iniciativa tem por finalidade medir os impactos da maior catástrofe já ocorrida no Estado.
As informações coletadas com metodologia científica fornecerão subsídios ao governo federal para planejamento de políticas públicas estruturais e auxílio à população afetada. Também devem incrementar o repertório de dados para elaboração de planos de prevenção mais eficazes no que se refere a novos desastres climáticos.
Para o Instituto realizar o estudo, famílias escolhidas com base em sistema de amostragem estão sendo acionadas por meio de ligação telefônica desde o dia 15 de setembro. Dentre os critérios está a idade mínima do entrevistado (14 anos) e a exigência de que estivessem morando no Rio Grande do Sul durante as enchentes (final de abril ao final de maio do ano passado). O IBGE garante sigilo sobre identidade dos entrevistados.
Após ser contatado, o indivíduo pode responder as questões na mesma hora ou agendar sua entrevista, pelo telefone 0-800-721-81-81, ou pelo e-mail peers@ibge.gov.br. Confira, a seguir, o cronograma da pesquisa.
– 15 a 26 de setembro: Porto Alegre e outras 12 cidades vizinhas.
– 29 de setembro a 10 de outubro: Novo Hamburgo, Taquara, Montenegro, Charqueadas e outros 19 municípios.
– 13 a 17 de outubro: Passo Fundo, Carazinho, Frederico Westphalen, Marau, Tapejara e outras 19 cidades.
– 20 a 31 de outubro: Santa Cruz do Sul, Lajeado, Sobradinho, Encantado e outros 35 municípios.
– 3 a 7 de novembro: Pelotas, Camaquã e outras quatro cidades.
– 10 a 14 de novembro: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Prata e outros sete municípios.
– 17 a 28 de novembro: Santa Maria, São Gabriel, Uruguaiana, Cachoeira do Sul e outras 13 cidades.
– 1º a 19 de dezembro: Todas as regiões.
– Ainda não há uma data prevista para divulgação dos resultados, o que deve ocorrer no ano que vem.
O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destacou os trabalhos de pesquisa já realizados pelo instituto e reforçou o compromisso com a pesquisa: “Esse é o papel do IBGE há quase noventa anos, trazer informações para que seja possível [direcionar] políticas públicas mais adequadas”.
A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) do Rio Grande do Sul, Priscilla Maria Santana, fez um apelo à população para que participe do levantamento: “Eu queria pedir pro gaúcho, pra gaúcha, responder, atender bem ao IBGE. Porque a partir desse manancial de dados coletados, [a gente] vai estar pensando no futuro de vocês”.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul