Sábado, 20 de Dezembro de 2025

Home Porto Alegre Iluminação é restabelecida nas quadras esportivas do Parque do Marinha do Brasil, em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Equipes da concessionária IPSul concluíram os serviços de restabelecimento da iluminação no entorno das quadras esportivas do Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), o circuito que abastece a energia na área havia sido rompido devido a obras nas imediações.

Na quarta-feira (16), o mesmo tipo de trabalho foi realizado para o segmento onde estão localizadas a pista de skate e as quadras 22 e 23, no chamado “Trecho 3” da orla do Guaíba. O local passou por obras de revitalização pós-enchente do ano passado.

O titular da pasta, Vitorino Baseggio, comentou a situação após conferir o local: “Sabemos da importância de locais bem iluminados para quem circula no Marinha e para a prática de esportes”.

Desde o final de novembro, a operadora que detém a concessão tem avançado na instalação de 1.400 novos pontos de iluminação do tipo LED em em praças e parques da capital gaúcha, bem como em ruas, avenidas e comunidades. A  conclusão dos trabalhos está prevista para janeiro.

Porto Alegre conta com cerca de 118 mil pontos com lâmpadas de LED que fazem parte do projeto de modernização da iluminação pública por meio de parceria público-privada (PPP) com a IPSul. O contrato é administrado pela Coordenação de Iluminação Pública (CIP) da SMSUrb.

O cidadão pode solicitar serviços relacionados à iluminação através dos aplicativos “156+POA” (da prefeitura) e “Ilumina POA” (da IPSul). Outra alternativa é site ipsulpoa.com.br.

Furtos

Nos últimos três anos, 319 ocorrências de furto de fios e luminárias foram registradas pela IPSul nos parques da Redenção, Marinha do Brasil e Moinhos de Vento, impactando diretamente a iluminação e segurança desses espaços públicos de lazer, esporte e cultura. Somente em 2025 são 116 ocorrências.

O Parque Moinhos de Vento lidera o número de casos, com 116 furtos de cabos e luminárias no período analisado. Em seguida aparecem o Parque Marinha do Brasil com 81 e Redenção com 72. Nesta última, sete dos incidentes tiveram como local a estação de energia próxima à avenida Setembrina (que liga a rua Paulo Gama à Osvaldo Aranha), causando trechos do parque sob blecaute em diversas ocasiões.

Outras áreas da cidade também têm ficado na mira dos criminosos. Dados da SMSUrb apontam que 3,3 mil metros de fios de iluminação pública foram furtados somente entre janeiro e outubro. Como medida de prevenção, a IPSul já iniciou a substituição de postes de quatro metros por modelos de seis e oito metros nos parques Moinhos de Vento e Marinha do Brasil.

Equipes também realizam manutenções periódicas nos locais. Os três parques contam com bases da Guarda Civil Metropolitana, monitoramento por câmeras e rondas dos agentes de segurança pública. Denúncias podem ser encaminhadas pelos telefones 153 e 156 e opções virtuais detalhadas anteriormentre nesta reportagem.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Relatório aponta que todos os pontos na Orla do Guaíba estão próprios para banho
Iluminação é restabelecida nas quadras esportivas do Parque do Marinha do Brasil, em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Madrugada