Terça-feira, 28 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 28 de outubro de 2025
A imprensa internacional está repercutindo a megaoperação policial contra o CV (Comando Vermelho), na Zona Norte do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (28). Segundo as autoridades, 64 pessoas morreram e outras 81 foram presas. Quatro policiais foram mortos.
A operação acontece nos complexos do Alemão e da Penha, tornando-se a mais letal da história do estado, segundo números do governo do Rio de Janeiro. O tráfico orquestrou represálias em diferentes pontos da cidade.
A notícia repercutiu em veículos de imprensa ao redor do mundo, que afirmaram que o Rio vive cenas de guerra.
The Guardian: o jornal britânico afirmou que o Rio está “em guerra” após a operação policial contra um dos grupos criminosos mais poderosos do país.
Público: o jornal português destacou que os criminosos utilizaram drones para lançar bombas contra a polícia.
RFI: a rádio francesa citou relatos de policiais fortemente armados e relembrou dados sobre a violência no Rio de Janeiro.
Reuters: a agência de notícias afirmou que a megaoperação ocorre poucos dias antes de a cidade receber eventos que antecedem a COP30.
El País: o jornal espanhol disse que o Rio de Janeiro sofreu com intensos tiroteios e que as autoridades mobilizaram cerca de 2.500 policiais na operação.
Clarín: o veículo argentino reportou que a megaoperação deixou cenas de guerra no Rio de Janeiro e relembrou o histórico do CV no estado.
La Nación: o jornal argentino afirmou que a operação visa conter a principal organização criminosa do estado, com a polícia usando veículos blindados, helicópteros e drones.
The Guardian, Reino Unido
O jornal britânico The Guardian afirmou que o Rio está “em guerra” e vive “o pior dia de violência da história”, após mais de 60 pessoas terem sido mortas na megaoperação contra o Comando Vermelho.
“A operação realizada antes do amanhecer provocou intensos tiroteios dentro e nos arredores das favelas do Alemão e da Penha, onde vivem cerca de 300 mil pessoas. Traficantes da facção criminosa Comando Vermelho começaram a atirar e incendiaram barricadas e carros enquanto policiais civis, militares e forças especiais avançavam”, diz a reportagem. “Imagens chocantes de algumas das vítimas, jovens do sexo masculino, circularam nas redes sociais.”
Público, Portugal
O jornal Público destacou que criminosos utilizaram drones para lançar granadas contra as forças de segurança, além de bloquearem ruas para impedir o avanço dos policiais.
“A Operação Contenção, da qual faz parte esta iniciativa, ‘visa combater a expansão territorial do CV e capturar líderes criminosos do Rio de Janeiro e de outros estados’, lê-se numa nota divulgada pelo governo estadual do Rio de Janeiro”, afirma a reportagem.
“Levada a cabo por cerca de 2.500 membros das polícias Militar e Civil, a operação foi descrita pelo governo como a maior já realizada contra o Comando Vermelho.”