Domingo, 07 de Agosto de 2022

Home Rio Grande do Sul Inaugurada nova Delegacia de Polícia em Capão da Canoa

Compartilhe esta notícia:

Nesta sexta-feira (11), a Polícia Civil inaugurou a nova sede da Delegacia de Capão da Canoa, no Litoral Norte do Estado. A unidade está instalada na avenida Rudá nº 771 (próximo à Estação Rodoviária), em um prédio de quatro andares e recém-reformado, que já pertenceu ao Judiciário e foi cedido ao governo gaúcho em julho do ano passado.

De acordo com a corporação, as novas instalações proporcionam maior agilidade no atendimento às demandas da DP, inclusive no que se refere ao acesso da população aos serviços, até pelo fato de sua localização ser em uma área central. A cidade é uma das mais movimentadas da região, sobretudo no período de veraneio.

O novo endereço abriga plantão, cartório e Sala das Margaridas no primeiro pavimento. Já no segundo piso está o auditório, tendo no andar acima a secretaria, cartório e gabinete. Já no quarto e último estão o Programa Mediar, Cartório do Idoso, Cartório Amigo dos Animais e Setor de Investigação.

O imóvel conta, ainda, com elevador, climatização e estacionamento para 13 veículos (uma das vagas se destina a pessoas com deficiência), além de uma área específica para carceragem especificamente criada para abrigar o órgão.

Outra novidade é que, já em seu primeiro dia de funcionamento, o edifício abriga a sede da 23ª Delegacia de Polícia do Interior (DPRI), até então localizada em Osório, também no Litoral Norte.

Discursos

Na avaliação da chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, delegada Nadine Anflor, a inauguração “é um sonho que se realiza, por não se tratar apenas de uma Delegacia mas de uma verdadeira central da corporação”. Ela acrescentou, ao discursar na solenidade de inauguração:

“Dentro desse espaço, segundo ela, são disponibilizados todos os programas da Instituição, sejam eles realizados através do programa da mediação, das Salas das Margaridas, do Cartório do Idoso ou do Cartório Amigo dos Animais”.

Em seguida, o vice-governador e titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP-RS), Ranolfo Vieira Júnior, ressaltou que a mudança de endereço da Delegacia de Capão da Canoa envolve questão logística e também de economia, pois em Osório o governo gaúcho pagava aluguel do prédio: “A vinda para Capão em um imóvel próprio significa menos despesas para os cofres públicos”.

Por fim, o governador Eduardo Leite – que já havia confirmado um investimento de R$ 300 milhões em segurança pública – anunciou mais um reforço para a Polícia Civil, que o Palácio Piratini define como “histórico”:

“Estamos em processo para aquisição de 1,6 mil computadores e 3,2 mil monitores destinados a equipar as delegacias. Essa é a primeira grande compra para a corporação, a qual sempre recebeu equipamentos doados de outros órgãos”.

Parceiros

A instalação da Delegacia de Capão da Canoa no novo prédio contou com o apoio de uma série de parceiros:

– Presidente da Associação dos Corretores de Imóveis de Capão da Canoa (Acica), Fabrício Shaker;

– Presidente da Associação dos Construtores de Capão da Canoa (Associc), Renan Martinello;

– Presidente da Associação Comercial e Industrial de Capão da Canoa e Xangri-lá (Acicc), Augusto Roesler;

– Vice-presidente do escritório regional do Litoral Norte do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RS), Alfredo Pessi Neto;

– Presidente do Grupo de Apoio às Policias de Capão da Canoa (GAP), Márcio Aguillar;

– Presidente do Conselho de Segurança para a Comunidade de Xangri-lá (Conseg Xangri-lá), Márcio Yazbek;

– Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano;

Prefeito de Xangri-lá, Celso Bassani Barbosa;

– Presidente da Câmara de Vereadores de Capão da Canoa, Sérgio Oliveira;

– Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral Norte (CRPO Litoral) da Brigada Militar, coronel Leandro Oliveira da Luz;

– Diretor do foro de Capão da Canoa, Ivan Fernando de Oliveira Chaves;

– Promotor de Justiça Sávio Vaz Fagundes;

– Defensor público regional, Márcio Lenine Arnecke Maria;

– Diretora da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Capão da Canoa, Rosana Brogni.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul registra redução em todos os indicadores criminais em janeiro
Clima de tensão piora, e presidentes dos EUA e Rússia vão conversar sobre Ucrânia neste sábado
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde