Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 26 de fevereiro de 2026
O IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) passou a cair 0,73% em fevereiro, mais do que o esperado e revertendo a alta de 0,41% em janeiro, diante do forte recuo dos preços no atacado, mostraram dados divulgados pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta quinta-feira (26).
A expectativa em pesquisa era de queda de 0,6%, e com o resultado do mês o índice passou a acumular em 12 meses deflação de 2,67%.
O IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, caiu 1,18% em fevereiro, depois de ter subido 0,34% no mês anterior.
“O IPA, índice de maior peso no IGP, registrou forte queda em fevereiro, puxada pelo recuo dos preços de commodities relevantes. No período, minério de ferro (-6,92%), soja (-6,36%) e café (-9,17%) apresentaram retrações expressivas”, destacou André Braz, economista do FGV IBRE.
Já o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que tem peso de 30% no índice geral, desacelerou a alta a 0,30% em fevereiro, de 0,51% em janeiro, com o enfraquecimento do avanço das mensalidades escolares, segundo a FGV.
O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) passou a subir no período 0,34%, de uma alta de 0,63% em janeiro.
O IGP-M calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.