Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 14 de maio de 2025
Virginia Fonseca, de 26 anos, prestou depoimento na última terça-feira (13) à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Apostas Esportivas, conhecida como CPI das Bets. A influenciadora digital compareceu ao Senado amparada por um habeas corpus, que lhe garantiu o direito de permanecer em silêncio diante de perguntas que pudessem resultar em autoincriminação. Desde então, Virginia tem enfrentado uma queda significativa no número de seguidores.
Em 12 de maio de 2025, véspera do depoimento, ela acumulava 53.424.041 seguidores no Instagram, com um ganho de mais de 6 mil apenas naquele dia. Já no momento da publicação desta nota, o número caiu para 53.287.867, representando uma perda de 136.174 seguidores. Sites que monitoram redes sociais em tempo real, com atualização a cada dez segundos, vêm registrando essa queda em ritmo constante.
“Tô um pouco nervosa, pois é a primeira vez fazendo isso. Para quem não me conhece, eu comecei na internet com 17 anos. Hoje, estou com 26. No meio disso tudo, eu sou influencer, virei mãe, levei meus pais para morar comigo. Influencer, mãe, filha, me tornei empresária, apresentadora. Espero esclarecer todas as dúvidas aqui hoje. Têm coisas que a gente não pode falar na internet”
Transparência
“Quando posto, eu sempre deixo muito claro que é um jogo, que pode ganhar e perder, que menores de 18 anos não podem, coloco sempre as imagens exigidas pelo Conar [Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária]. Sempre deixei isso claro. Nunca falei para entrar, que a pessoa vai fazer o dinheiro da vida dela”;
Contrato
“Fechei meu contrato com a Esportes da Sorte e esse valor que eles pagavam, se eu dobrasse o lucro deles, eu recebia. Nunca teve isso de perda dos seguidores. Esse valor nunca foi atingido, nunca ganhei nada. Se eu dobrasse o lucro, eu recebia 30% a mais da empresa. Não cheguei a isso. Isso era um contrato padrão”;
Fim do contrato?
“Vou pensar sobre [deixar de fazer publicidade pra bet]. Não vou mentir, vou pensar. Mas gostaria que a senhora chamasse aqui todos os clubes de futebol, todas as emissoras, tudo que hoje tem bet. Eu vivo de publicidade. Tenho um contrato, não é fácil quebrar um contrato. Vou pensar sobre, não vou mentir para a senhora. Mas, hoje, o Brasil inteiro tem bet”.
Publicidade no perfil da influenciadora
Soraya Thronicke exibiu vídeo do perfil de Virginia no qual ela faz publicidade de um jogo de azar com a família. O vídeo não tem nenhuma indicação de publicidade. A influenciadora alegou, no entanto, que o vídeo é antigo: “Na época, o Conar não mandava colocar imagem” e buscou no seu celular pessoal um vídeo atual que mostra a sinalização da publicidade e as imagens exigidas pelo Conar.
Propaganda de cigarro e bebidas alcoólicas
O senador Carlos Portinho questionou a influenciadora se ela faria publicidade de cigarro, caso fosse permitido. “Se eu fumasse… não sei. É muito ‘se’”, respondeu. “Você faria propagando de bebida alcoólica?”, questionou Portinho. “Meu sogro fez, meu sogro tem, nunca fiz”, disse a nora do cantor Leonardo. Portinho: “E se as drogas fossem liberadas?” Virginia: “Eu não uso drogas e não faria.”
Vícios
“O vício sempre existiu. Em várias áreas, né? Meu pai era viciado em bebida alcoólica. Claro, vou ficar reflexiva em relação a isso. Vou ver o que vocês, na CPI, vão fazer, e vou fazer”, disse a influenciadora.
No Ar: Pampa News