Sexta-feira, 18 de Abril de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 1 de junho de 2024
Após análise preliminar, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Porto Alegre deu início, na sexta-feira (31), com apoio de militares do Exército Brasileiro, à limpeza dos centros de saúde Santa Marta, no Centro Histórico, e Navegantes, na Zona Norte, que foram inundados durante a enchente. Os trabalhos também acontecem nas unidades Sarandi, Lami e Morro dos Sargentos.
A primeira visita preliminar à Clínica da Família Diretor Pestana, na Zona Norte de Porto Alegre, também foi realizada na sexta. O prédio já havia sido atingido pelo temporal de 16 de janeiro, que danificou telhado, mesas, macas, armários e computadores.
Também permanecem fechadas as unidades de saúde Asa Branca, Farrapos, Fradique Vizeu, Ilha da Pintada, Ilha do Pavão, Ilha dos Marinheiros, Nova Brasília, Vila Elizabeth, Mario Quintana, Vila Safira, Tijuca e Viçosa e os CAPS Pernambuco e Céu Aberto.
Militares do Exército Brasileiro ajudam na limpeza do Centro de Saúde Navegantes (Foto: Cristine Rochol/PMPA)
Reabertura – Após o período conturbado em que 9% da força de trabalho foi prejudicada em razão da enchente, o que representa cerca de 400 profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos, serviços e administrativos), quatro unidades de saúde reabrem para atendimento ao público. Na Zona Leste funcionam em horário normal as unidades Vila Safira, Tijuca e Viçosa e na Zona Sul reabre a unidade Morro dos Sargentos após limpeza profunda nesta semana.
Unidades móveis – Cinco unidades móveis estacionadas em vários cantos da cidade são alternativas para atendimentos em saúde da população. Confira:
Shopping Total (avenida Cristóvão Colombo, 545)
Largo Zumbi dos Palmares (avenida Loureiro da Silva, 730)
Ao lado do Cemitério Jardim da Paz (rua João de Oliveira Remião, 1347)
Boulevard Assis Brasil (avenida Assis Brasil, 4320)
Ftec Faculdades (avenida Assis Brasil, 7765).
No Ar: Pampa News