Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

Home Missão Governo do RS nos Estados Unidos Inovação, tecnologia e sustentabilidade marcam missão do governo gaúcho em Nova York

Compartilhe esta notícia:

Um Estado renovado após as reformas estruturais, líder em inovação no Brasil, aberto a investimentos e parcerias com o setor privado e preparado para o futuro da tecnologia e o desenvolvimento sustentável. Esse é o Rio Grande do Sul que foi apresentado ao mundo ao longo da semana em uma série de compromissos da Missão Governamental liderada pelo governador Eduardo Leite em Nova York, nos Estados Unidos. A agenda foi encerrada nesta sexta-feira (12), com painéis destinados a investidores no GRI Club e com uma visita da comitiva ao MasterCard Tech Hub, espaço de inovação da companhia direcionado a novas tecnologias e inclusão financeira.

Durante o roteiro da missão, foram realizados 25 compromissos por integrantes do grupo, com destaque especial para as reuniões sobre tecnologia e inovação. O grande foco do governo nessas audiências foi a busca por soluções digitais para qualificar os serviços à população e as políticas públicas. Google, Microsoft, Oracle, Cornell Tech, NewLab e MasterCard foram as companhias e espaços de inovação que receberam a Missão Governamental para discutir produtos e parcerias com o Estado. O que o governo vislumbra a partir disso é encaminhar acordos que coloquem o Estado em sintonia com as principais mudanças tecnológicas e com as ferramentas de dados para subsidiar decisões.

“Nós estamos presenciando uma revolução tecnológica de proporções ainda desconhecidas, mas muito grandes, principalmente com a Inteligência Artificial. Os governos precisam estar atentos e sintonizados com essas mudanças para poderem atender bem as demandas da população. O nosso trabalho na missão foi de coletar o máximo possível de informações, alinhavar parcerias e mostrar a essas grandes companhias que o Rio Grande do Sul está preparado, seja no governo ou na sociedade em geral – com a sua mão-de-obra qualificada -, para se adaptar rapidamente a essas mudanças e incorporar soluções, como as que vão permitir maior inteligência de dados. Esse conjunto de ferramentas certamente pode melhorar a vida das pessoas e as decisões do governo”, explica o governador.

Além das agendas de tecnologia e inovação, o governo também teve uma importante presença em rodadas de apresentações a investidores em eventos e reuniões reservadas. Nessas audiências, o governador Eduardo Leite ressaltou que a profundidade das reformas estruturais nos últimos anos transformou o ambiente de negócios no Estado. Um dos principais resultados disso é o posicionamento do Rio Grande do Sul no tema da sustentabilidade, que despertou grande interesse de empresários do setor de energia. O Estado aposta no Hidrogênio Verde como um catalisador de investimentos em seu território nos próximos anos, em alinhamento às demandas globais por energia limpa.

“Temos uma agenda com Hidrogênio Verde com potencial para acelerar investimentos na casa dos R$ 60 bilhões no futuro, o que seria transformador para a sociedade gaúcha. O Rio Grande do Sul tem todas as condições de receber uma planta de Hidrogênio Verde, além de outros investimentos, e estamos mostrando ao mundo que somos o melhor Estado para investir quando se fala em energia renovável. Retornamos para casa com muito otimismo com o que está por vir”, afirma Leite.

A comitiva retorna ao Brasil neste fim de semana, quando o governador reassume o cargo. Também integraram a missão governamental os secretários da Casa Civil, Artur Lemos, de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes, o presidente da Assembleia, deputado Vilmar Zanchin, e o deputado Rafael Braga.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Missão Governo do RS nos Estados Unidos

Governador do RS ressalta posição estratégica do estado em conferência com investidores globais
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde