Quarta-feira, 14 de Maio de 2025

Home Brasil INSS recebe 473,9 mil pedidos de devolução de descontos

Compartilhe esta notícia:

O INSS informou nesta quarta-feira (14) ter recebido 480.660 respostas de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios, até às 16h.

Desse total, 473.940 informaram não reconhecer o vínculo com a organização associativo, o que corresponde a 98,6% dos requerentes, de acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller Jr. O restante, ou seja, 6.720 reconheceram vínculo.

Dessa forma, 473,940 pediram devolução dos recursos. s solicitações de reembolso começaram nesta quarta. O levantamento vai até às 16h. O governo não informou o valor contestado.

Inicialmente, o INSS disse que foram 480.660 pedidos para reembolso, mas depois corrigiu essa informação.

“Isso é um dado muito inferior daqueles (de) curiosos que adentraram no sistema para consultar, para ver se estava funcionando. A gente reforça o pedido: estamos atendendo pessoas que estão sofrendo fraudes. Curiosos, não acessem o sistema, isso vai dificultar ainda mais”, disse o presidente do INSS.

Como 9 milhões de pessoas tiveram algum tipo de desconto associativo entre 2020 e 2025, o total de pedidos de devolução chega a cerca de 5,2% do total. O INSS tinha uma estimativa de que cerca de 4 milhões de pessoas foram vítimas de descontos ilegais.

A notificação foi feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS ou sob consulta no telefone 135. Não haverá contato por telefone ou mensagem SMS.

“Desses, 450 mil pessoas, ou 93,7%, utilizaram o canal Meu INSS”, afirmou o presidente. “Pela central de telefone 135, foram 30,2 mil ligações”, disse.

A média de atendimento pelo 135 é de 240 mil atendimentos. Ou seja, um incremento de 13% nas ligações.

“Estamos encaminhando para 41 entidades, para que em 15 dias úteis elas informem a comprovação de vínculo ou realizem o seu pagamento. Esse prazo não é para o cidadão requerer, é para entidade e associação juntar a documentação ou pagamento. Esse pagamento vai para folha do Tesouro e o INSS vai ressarcir em folha, na conta que recebe o benefício”, disse o presidente do INSS.

O INSS tem reforçado que o fato de 9 milhões de pessoas terem sido notificadas, não significa que tudo isso é de desconto ilegal. A estatal Dataprev informou que foram feitos 8 milhões de acessos no Meu INSS nesta quarta. Na área do desconto, foram 1,6 milhão de acessos.

“Beneficiários que não tiveram descontos nesse período, mas que hoje acessaram essa área, foram 700 mil”, disse o presidente da Dataprev, Rodrigo Assunção.

Ele reconheceu que houve instabilidades no sistema durante a manhã:

“Mesmo com a ampliação bastante significativa hoje tivemos alguns momentos de instabilidade pela manhã, conseguimos estabilizar o sistema na parte da tarde e temos a expectativa de ter um dia mais tranquilo na parte de amanhã e daqui por diante”, afirmou.

Waller reforçou que a única forma de entrada desse pedido é pelo aplicativo do INSS, pela Central 135 ou o site da Previdência. Ele disse que, hoje, o atendimento nas agências corresponde a 2,1 milhões de pessoas por ano.

“Essas pessoas estão excluídas de fazer o pedido? Eu falo que a princípio não, por que, na sua grande maioria, essas são pessoas que têm que passar por uma perícia média presencial e por isso são chamadas à agências”, afirmou.

Neste momento, o INSS não está informando ao beneficiário no campo de solicitar o reembolso o total de recursos que foram descontados. O presidente da Dataprev disse que isso foi feito para deixar a informação de maneira simples.

Os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos em seus benefícios foram informados nesta quarta-feira qual associação realizou, tanto pelo aplicativo Meu INSS e quanto pela Central de Atendimento, no telefone 135.

Com esses dados em mãos, o segurado poderá confirmar ou contestar o vínculo. Caso não tenha autorizado, será solicitada a devolução dos valores. As associações que forem contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado.

Meu INSS: veja como baixar o aplicativo e consultar descontos indevidos no benefício
Caso não tenha autorizado, poderá solicitar a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo e pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135. Não será preciso enviar documentos ou novos dados, apenas registrar que não reconhece o desconto apontado. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Corredores de ônibus para táxis são liberados em dias de jogos do Inter nas imediações do Beira-Rio
Seleção Brasileira: “Era Ancelotti” começa com definição de pré-convocados
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News