Domingo, 14 de Julho de 2024

Home Rio Grande do Sul Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta vermelho para tempestades no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, na tarde desta terça-feira (3), alerta vermelho, com grande perigo para tempestades em diversas regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A vigência do alerta é das 22h desta terça até às 8h da manhã desta quarta-feira (4). Conforme o INMET, as áreas em alerta são as regiões Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense, Serra, Sudoeste Rio-grandense e Oeste Catarinense.

A recomendação do INMET é para desligar aparelhos elétricos e procurar abrigo em situações de grande perigo.

“Chuva superior a 60mm/h ou maior que 100mm/dia, ventos superiores a 100km/h e queda de granizo. Grande risco de dano em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtorno no transporte rodoviário”, diz o comunicado.

O Instituto já havia emitido dois alertas laranja, válidos das 15h desta terça até as 10h da próxima quinta-feira (5).

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também emitiu para o risco de “chuva pontualmente forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e vento forte”.

Em situações de dúvidas ou emergências, a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199, enquanto o Corpo de Bombeiros está disponível para atendimento via 193, e em caso de enxurrada, ou similar, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

Porto Alegre

A Defesa Civil Municipal de Porto Alegre já havia emitido um alerta preventivo diante da possibilidade de temporais isolados e chuvas com volumes superiores a 60 milímetros, bem como a ameaça de granizo e rajadas de vento de intensidade moderada a forte, de 50 quilômetros por hora. O evento meteorológico é previsto para ocorrer durante a quarta.

As informações são da Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que monitora as condições climáticas. A Copae (Comissão Permanente de Atuação em Emergência), composta por diversos órgãos municipais e estaduais, acompanha as atualizações da previsão do tempo e mantém equipes prontas para prestar assistência à população.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Nível do Guaíba fica abaixo da cota de alerta em Porto Alegre, informa Defesa Civil
Policiais civis do Rio Grande do Sul protestam por melhorias para a categoria em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News