Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2025

Home Rio Grande do Sul Integração ferroviária entre o RS e outros três Estados será tema de estudo técnico

Compartilhe esta notícia:

Em reunião nesta semana, o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) deu sinal-verde à contratação imediata de um novo estudo técnico de viabilidade sobre projeto ferroviário integrando o Rio Grande do Sul aos demais Estados-membros do colegiado. A iniciativa será efetivas por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE),

A finalidade do levantamento é obter uma análise técnica própria, com o devido contraponto ao relatório elaborado pela Infra S.A., que subsidia o Plano de Concessões apresentado pelo Ministério dos Transportes. Para isso, devem ser levadas em conta as especificidades econômicas, logísticas e produtivas da Região Sul.

Além de avaliar a viabilidade econômica e operacional de um sistema ferroviário integrado entre os Estados, o estudo deverá apresentar contribuições concretas ao Plano Nacional de Concessões, fortalecendo a posição institucional do Codesul nas negociações com o governo federal – que pretende reduzir o sistema no Rio Grande do Sul, por questões econômicas.

A iniciativa busca garantir que qualquer decisão sobre prorrogação, renovação ou nova concessão da Malha Sul (a atual expira em 2027) seja construída de forma dialogada, técnica e com participação efetiva dos governos estaduais.

Alinhamento

O encontro – realizado em Curitiba (PR) – contou com a participação virtual do governador gaúcho Eduardo Leite e seus colegas Jorginho Mello (Santa Catarina), Ratinho Júnior (Paraná) e Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul). Presencialmente, o Executivo gaúcho foi representado pelo secretário-adjunto de Logística e Transportes, Clóvis Magalhães.

De acordo com Leite, “o evento consolidou o alinhamento político dos Estados em torno da necessidade de maior protagonismo regional nas decisões sobre o futuro das ferrovias, especialmente no contexto do debate sobre a concessão da Malha Sul”.

O vice-governador gaúcho Gabriel Souza, responsável pela coordenação da agenda ferroviária do Estado, destacou a importância do estudo para qualificar a tomada de decisão do bloco:

“Essa é uma pauta que o Rio Grande do Sul tem liderado desde 2024, quando propusemos a união dos Estados do Sul para tratar das ferrovias de forma integrada. Desde o início defendemos a necessidade de um estudo próprio, que nos permita avaliar a viabilidade econômica do sistema e dialogar de forma qualificada com o governo federal”.

Dados

Em abril, ao participar de evento empresarial em Porto Alegre, o vice-governador apresentou dados de um estudo contratado pelo Palácio Piratini, apontando problemas como sucateamento e a falta de investimentos, além da piora no sistema devido às enchentes do ano passado. Ele também detalhou o histórico dos últimos anos da concessão federal da Malha Sul à empres Rumo – operação iniciada na década de 1990 e que se encerrará em 2027.

“Um amplo potencial de carga é impedido de avançar no modal ferroviário devido às péssimas condições desse meio de transporte no Rio Grande do Sul”, frisou na ocasião. Em seguida, projetou os investimentos necessários para revitalização de trechos atuais, reconstrução após as enchentes e construção de uma variante ferroviária entre Santa Maria e São Gabriel para encurtar o caminho até o Porto do Rio Grande, especialmente para escoamento da safra.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Taxa de desocupação no Rio Grande do Sul está entre as menores do País, aponta estudo
Assembleia Legislativa aprova projeto de modernização da Brigada Militar
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias