Sexta-feira, 18 de Julho de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 18 de julho de 2025
O Gemini Google é uma importante ferramenta para quem trabalha com textos, resolução de problemas e um grande volume de dados. A inteligência artificial (IA) do Google pode se tornar uma “aliada” ao explicar termos, analisar planilhas e até redigir textos variados, otimizando tempo de serviço e colaborando para a realização de múltiplas tarefas. No entanto, é importante ter atenção aos prompts, já que quanto mais contexto as IAs têm, melhor será a resposta sugerida. Confira a seguir uma lista com algumas funções úteis da ferramenta.
1. Geração de texto
O Gemini é muito útil para quem precisa de ajuda com redação, desde a fase de brainstorming até os ajustes finais. Isso porque a IA pode gerar ideias (como para posts nas redes sociais, por exemplo), sugerir tópicos de estruturação e reformular textos com diferentes tons (como formal, descontraído ou persuasivo). Nesse caso, uma dica é incluir o máximo de informações possível, como a sua profissão; o que precisa criar/alterar; formato desejado; contexto e público-alvo.
Além disso, o chatbot do Google ajuda a refinar conteúdos existentes, como e-mails ou relatórios, e economizar tempo. Para isso, é possível usar o prompt “reescreva este texto com uma linguagem mais direta e objetiva”. Dessa forma, o modelo simplifique mensagens sem que percam o sentido. Essa agilidade na produção e revisão de textos pode tornar a rotina mais dinâmica, especialmente em prazos apertados.
2. Resolver problemas e tomar decisões
É possível usar o Gemini como um parceiro estratégico, pois a ferramenta pode analisar problemas e sugerir soluções. Ela consegue listar possíveis cenários, comparar vantagens e desvantagens de decisões ou até sugerir métodos inovadores para projetos. Usuários podem solicitar à IA ideias para fidelizar clientes em relação a um produto ou serviço ao considerar a persona desejada, por exemplo. Se a tomada de decisões também envolve planejamento, o Gemini também se destaca e cria planos de ação detalhados.
A resposta do Gemini incluiu etapas e prazos claros e, segundo a própria plataforma, procura “construir expectativa e engajamento”. Além das redes sociais, o Gemini sugere sites/plataforma de vendas e e-mail marketing, detalhando as ações a serem realizadas a cada dois dias. Essa capacidade de estruturar ideias é importante para a tomadas de decisão mais assertivas.
3. Ajuda com planilhas
Com integração a outras ferramentas da empresa, como o Google Planilhas, o Gemini simplifica tarefas repetitivas, como criar fórmulas, organizar dados e gerar relatórios. Comandos como “crie um gráfico de tendências com esses dados” ou “como calcular a média ponderada nesta planilha?” aceleram processos que demandariam horas de trabalho manual. Também é possível pedir ajuda à IA para explicar determinadas fórmulas.
O Gemini ajuda a estruturar informações de forma clara. Para isso, basta pedir que a IA “organize esses dados em uma tabela resumida com totais por categoria”. Essa “ajudinha” na manipulação de dados não só reduz erros, mas também permite análises mais rápidas, essenciais para relatórios e apresentações profissionais sem perder muito tempo.
No Ar: Pampa Na Madrugada