Sexta-feira, 17 de Maio de 2024

Home Mundo Invasão do Capitólio dos Estados Unidos completa três anos

Compartilhe esta notícia:

Na manhã de 6 de janeiro de 2021, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump fez um discurso inflamado aos seus apoiadores no National Mall, onde repreendeu publicamente o então vice-presidente Mike Pence por não concordar com seu esquema de rejeitar os votos para Joe Biden.

O democrata havia derrotado o empresário nas eleições presidenciais de 2020 em uma campanha inflamada e tensa. Mas Trump não reconheceu o resultado e afirma até hoje que houve fraude.

Após o discurso no National Mall, milhares de apoiadores do republicano invadiram o Capitólio, principal símbolo do poder político no país, na capital Washington, atacando a polícia e ameaçando enforcar Pence.

Isso aconteceu durante a sessão conjunta do Congresso que confirmaria a vitória de Joe Biden, tradição e rito para transição de governo nos EUA. Parlamentares tiveram que sair às pressas do local e retomar a sessão na madrugada do dia seguinte.

A deputada do Wyoming, Liz Cheney, que foi vice-presidente do comitê que investigou o motim, disse que há um testemunho de que a filha do ex-presidente, Ivanka Trump, pediu ao pai que parasse com a violência. Entretanto, Trump esperou horas até fazer uma declaração pública para pedir o fim dos ataques.

Cinco pessoas, incluindo um policial, morreram durante ou logo após o incidente, e mais de 140 policiais ficaram feridos. O Capitólio sofreu danos de milhões de dólares.

Mais de 1.100 pessoas foram presas sob acusações relacionadas ao ataque ao Capitólio. Destas, mais de 630 se declararam culpadas e ao menos 110 foram condenadas em julgamento.

Donald Trump se declarou inocente das acusações federais decorrentes de seus esforços para reverter a derrota nas eleições de 2020. Esse processo, apresentado pelo procurador especial dos Estados Unidos, Jack Smith, acusa o ex-presidente de conspirar para privar os eleitores do seu direito a uma eleição justa e de fraudar os EUA ao impedir o Congresso de certificar a vitória de Biden.

Os promotores dizem que Trump explorou o ataque de 6 de janeiro, recusando o conselho de que enviasse uma mensagem ordenando que os manifestantes saíssem. Eles também pontuam que ele e seus aliados apresentaram alegações de fraude eleitoral que sabiam ser falsas.

O julgamento do caso contra o empresário estava marcado para acontecer em Washington em 4 de março de 2024, mas a alegação de imunidade de Trump de que ele não pode enfrentar acusações criminais será ouvida por um tribunal federal de apelações no início de janeiro.

Símbolo do Poder

O Capitólio dos Estados Unidos teve sua construção iniciada em 1793, na capital Washington, e é conhecido como “símbolo do poder” nos EUA. Em 1800, os primeiros congressistas se mudaram para o prédio.

Lá está a sede do Congresso, onde acontece tradicionalmente a certificação dos votos dos colégios eleitorais. No prédio, há obras de arte e esculturas de figuras emblemáticas e momentos marcantes na história dos Estados Unidos.

O Capitólio já foi atingido por um incêndio, reconstruído e expandido, mas nada disso se assemelha à invasão do dia 6 de janeiro de 2021. Nunca houve uma tentativa de parar a certificação dos votos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Vacinação contra a Covid-19 tem novas orientações a partir desta segunda-feira em Porto Alegre
Evento do 8 de janeiro interrompe recesso de ministros do Supremo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada