Sábado, 18 de Maio de 2024

Home em foco Invasores que acessaram sistema do governo federal transferiram dinheiro que seria usado para pagar servidores

Compartilhe esta notícia:

Os invasores que conseguiram acessar um sistema financeiro do governo federal transferiram recursos que seriam usados para o pagamento de servidores. Parte do dinheiro transferido foi bloqueada após a identificação da fraude.

No total, os criminosos tentaram desviar mais de R$ 3,5 milhões. O montante final do prejuízo ainda está sob apuração. Segundo a PF (Polícia Federal), os invasores acessaram o Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira), responsável pelos pagamentos do governo federal.

O primeiro acesso foi feito no dia 5 deste mês. Na época, a PF instaurou um inquérito para investigar o caso. Outros dois acessos foram identificados nos dias seguintes.

Fontes da PF confirmaram que os acessos foram realizados por meio da credencial de servidores. Há a suspeita de fraude ou clonagem de chaves de acesso.

Funcionários públicos responsáveis pelas credenciais serão ouvidos. No entanto, a polícia acredita que os servidores são vítimas e não estão envolvidos na fraude.

Além disso, após a invasão, a PF entrou em contato com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com a equipe do Tesouro Nacional. Os agentes sugeriram medidas para evitar novos problemas, como autenticação em duas etapas.

Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação informou que o episódio não configura falha de segurança, mas, sim, uso indevido de credenciais obtidas de forma irregular.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Nova onda de calor atinge o Rio Grande do Sul e outros Estados brasileiros
Ministério Público denuncia envolvidos em fraudes para a compra de máquinas agrícolas em 51 municípios gaúchos
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News