Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2026

Home Porto Alegre IPTU: Porto Alegre registra menor inadimplência da história em 2025

Compartilhe esta notícia:

Porto Alegre encerrou 2025 com a menor inadimplência já registrada no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Dados consolidados em 31 de dezembro indicam que o estoque de débitos somou R$ 79,1 milhões, o equivalente a 6,88% do total lançado no exercício.

Em 2025, o Recupera POA ofereceu condições diferenciadas para pagamento, com descontos em juros e multas, estimulando a adesão dos contribuintes à regularização. Somente neste tributos, houve a adesão de quase 21 mil contribuintes, que negociaram um total líquido de R$ 153 milhões.

“A queda da inadimplência do IPTU impacta diretamente a arrecadação municipal e a execução de políticas públicas. Os recursos arrecadados retornam à população por meio de serviços como saúde, educação, manutenção viária, limpeza urbana e mobilidade”, destaca a secretária municipal da Fazenda, Ana Pellini.

Para este ano, o pagamento com desconto pode ser efetuado até 9 de fevereiro. Os contribuintes poderão obter as guias pelos meios digitais, evitando deslocamentos. Um dos principais é o WhatsApp 156+POA. Basta cadastrar o número (51) 3433-0156 e enviar um “oi”. De forma automática, o contribuinte recebe um menu de opções e deve selecionar “Impostos e Tributos”.

Em seguida, é preciso clicar em IPTU 2026, informar dados como a inscrição do imóvel e o CPF do proprietário, e a guia será disponibilizada em formato PDF no próprio WhatsApp. Quem não souber o número da inscrição do imóvel poderá consultá-lo no mesmo canal, seguindo as orientações exibidas na tela. No site do IPTU basta clicar no botão “emitir guia”, preencher os dados de inscrição do imóvel e CPF e baixar o documento para pagamento. Os contribuintes que cadastraram o endereço de e-mail no sistema também receberão automaticamente a guia em sua caixa de entrada.

Para quem não utiliza meios digitais, o atendimento presencial está disponível nas 17 subprefeituras, nas agências Tudo Fácil, no Centro de Referência do Idoso e na loja de Atendimento da Fazenda (Travessa Mário Cinco Paus, 856, Centro Histórico).

Para garantir o desconto de até 11%, os contribuintes precisam realizar o pagamento em cota única até o dia 9 de fevereiro. O percentual é composto por 5% de desconto pela antecipação, somado a 3% para quem mantém seus tributos em dia e até 3% adicionais para pessoas físicas que solicitarem a inclusão do CPF nas notas fiscais de serviços, conforme a quantidade de documentos emitidos ao longo do ano.

As notas consideradas para o benefício são aquelas emitidas entre 1º de dezembro e o último dia útil de novembro, assegurando o desconto no exercício seguinte. Pessoa jurídica tem 5% de desconto pela antecipação e 4% por ser bom pagador.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Presidente da CBF confirma negociação para renovar contrato do treinador da Seleção Brasileira Carlo Ancelotti
Vacinação de gestantes contra bronquiolite está abaixo do esperado no Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias