Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 1 de setembro de 2023
Irmã do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a prefeita de Vitorino Freire (MA), Luanna Rezende, foi alvo, nesta sexta-feira (1º), de uma operação da PF (Polícia Federal) contra supostos desvios na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).
Luana foi afastada do cargo por decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso. O ministro das Comunicações também é investigado no caso, mas não foi alvo de mandados.
A Codevasf é uma estatal responsável por realizar obras e serviços em Estados do Nordeste, do Norte e no Distrito Federal.
Além do afastamento da então prefeita, Barosso autorizou que a PF cumprisse 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís (MA), Vitorino Freire (MA) e Bacabal (MA). A ação da PF foi batizada de Benesse.
Nota
A Codevasf divulgou uma nota sobre a operação desta sexta. “Em atenção a informações veiculadas na manhã desta sexta-feira (1º) sobre a Operação Benesse, da Polícia Federal, a Codevasf informa que colabora com o trabalho das autoridades desde a primeira fase da operação Odoacro, realizada em julho de 2022. No âmbito de apurações internas relacionadas às operações, a Codevasf demitiu um funcionário no mês de agosto após a conclusão de processo conduzido por sua Corregedoria. A companhia mantém compromisso com a elucidação dos fatos e com a integridade de suas ações e continuará a prover suporte integral ao trabalho das autoridades policiais e da Justiça”, diz o texto.