Terça-feira, 08 de Outubro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 16 de outubro de 2023
O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, negou nesta segunda-feira (16) a existência de um acordo para trégua temporária em Gaza a fim de permitir a retirada de estrangeiros da região.
Agências de notícias internacionais haviam informado que Egito, Israel e Estados Unidos tinham concordado com o cessar-fogo e a reabertura da fronteira na cidade palestina de Rafah.
“Atualmente, não há trégua e ajuda humanitária em Gaza em troca da retirada de estrangeiros”, afirmou o gabinete de Netanyahu em comunicado.
O chefe do gabinete de comunicação do Hamas, Salama Marouf, disse não ter recebido nenhuma informação do Egito sobre o plano de abrir a fronteira.
Um grupo de 19 brasileiros que está em Rafah foi transferido no sábado (14) pela embaixada do Brasil na Palestina para uma casa alugada na região. Outros 12 brasileiros encontram-se em um prédio na cidade de Khan Younes, mais distante da fronteira com o Egito. Eles devem ser deslocados em direção a Rafah posteriormente, quando houver sinalização de que poderão atravessar a fronteira com o Egito.
O governo do Brasil planeja buscar essas pessoas de avião no território egípcio. A aeronave da Presidência da República foi enviada de Brasília para Roma. Na capital italiana, ela aguarda autorização para viajar ao Egito.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o seu colega egípcio Abdel Fattah al-Sissi. Lula pediu a abertura da fronteira e ajuda para a retirada dos brasileiros da zona de conflito entre Israel e Hamas.
No Ar: Show de Notícias