Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 9 de maio de 2025
O deputado estadual gaúcho Guilherme Pasin (Progressistas) recebeu a comenda da Ordem da Estrela da Itália das mãos do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, representando o presidente Sergio Mattarella. Foi mais um importante evento oficial inspirado nos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil.
“Considerado como um reconhecimento ao trabalho pelo fortalecimento dos laços entre Brasil e Itália”, declarou Cortese, ao anunciar a concessão da deferência de Cavaliere dell’Ordine della Stella d’Italia (Cavaleiro da Ordem da Estrela da Itália) ao deputado, na quarta-feira (7), durante evento na Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul).
O cônsul-geral da Itália no RS, Valerio Caruso, também participou da entrega. A homenagem é concedida pelo presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, a cidadãos italianos residentes no exterior ou a estrangeiros que tenham prestado contribuições significativas à promoção da amizade, da cooperação internacional e da difusão da cultura italiana.
De acordo com o regulamento oficial da distinção, trata-se de uma forma de reconhecer méritos em áreas como cultura, língua, ciência, economia, voluntariado e integração entre povos.
Emocionado com a condecoração, o deputado Pasin enfatizou a defesa da ligação entre o Estado e a Itália em seu trabalho no parlamento gaúcho. “Essa conquista aproxima o Brasil da nossa pátria-mãe italiana. Essa honraria é algo muito importante para mim e tenho certeza de que também representa algo gigantesco para todos os imigrantes e descendentes de italianos que, há mais de 150 anos, construíram no Rio Grande do Sul uma história de trabalho, fé e prosperidade”, afirmou.
Pasin disse ainda que compartilha essa conquista “com os colegas parlamentares e com todos que contribuem para aproximar o Brasil e a nossa pátria-mãe italiana, política e culturalmente”.
Prefeito de Bento Gonçalves por dois mandatos, Pasin já recebeu o embaixador Cortese em duas oportunidades, e o presidente Mattarella no ano passado. Na Assembleia Legislativa, ele preside a Frente Parlamentar Brasil-Itália no Rio Grande do Sul. Entre as ações, o parlamentar já liderou a missão oficial à Itália para troca de experiências em enoturismo, intermediou o envio de donativos ao RS durante as enchentes de 2024 e lançou abaixo-assinado em defesa da cidadania italiana.
O cônsul-geral Valerio Caruso reafirmou na solenidade que “Pasin é um grande amigo da Itália e dos italianos em todo o mundo”.
No Ar: Pampa Na Tarde