Terça-feira, 26 de Agosto de 2025

Home Esporte João Fonseca encara campeão olímpico na segunda rodada do US Open

Compartilhe esta notícia:

Após uma estreia marcada por superação e vitória, o jovem tenista brasileiro João Fonseca volta à quadra nesta quarta-feira (27) para enfrentar o tcheco Tomas Machac, atual número 22 do mundo, pela segunda rodada do US Open 2025. A partida está prevista para às 13h30.

Fonseca, que ocupa a 45ª posição no ranking da ATP, venceu o sérvio Miomir Kecmanovic por 3 sets a 0 na estreia, mesmo após passar mal durante o terceiro set. O carioca de 19 anos minimizou o episódio e garantiu estar pronto para o próximo desafio.

O confronto contra Machac será inédito no circuito profissional. O tcheco vive grande fase e conquistou a medalha de ouro nas duplas mistas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ao lado de Katerina Siniakova. Em Grand Slams, sua melhor campanha foi nas oitavas de final do próprio US Open, em 2024.

Caso vença, Fonseca igualará sua melhor campanha em torneios deste nível, alcançando a terceira rodada — fase que já atingiu Roland Garros e Wimbledon. Na sequência, pode reencontrar o tcheco Jakub Mensik, número 16 do mundo, com quem já protagonizou uma batalha épica no NextGen Finals, em dezembro passado.

Machac

Nascido em 13 de outubro de 2000, em Beroun, na República Tcheca, Machac, atual número 22 do mundo, começou no tênis aos cinco anos, batendo bola contra a parede enquanto acompanhava os treinos da irmã.

Aos 10, foi convidado a treinar no TK Sparta Praha e desde essa época já era muito fã de Rafael Nadal e Roger Federer, suas grandes inspirações. A estreia no circuito profissional aconteceu em 2017, e três anos depois ele conquistou seu primeiro título de ATP Challenger.

O tcheco disputou seu primeiro Grand Slam em 2021 e desde então vem crescendo no circuito. Principalmente depois de se recuperar de uma lesão na costela, em 2022. Entre 2024 e 2025, viveu seu melhor momento na carreira, chegando a fases relevantes em torneios ATP 250 e 500, além de campanhas consistentes em Challengers.

Nas duplas mistas, viveu um momento inesquecível ao conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris, em 2024, ao lado da ex-namorada Katerina Siniakova.

Machac é conhecido pela agressividade e inteligência tática. Tem como principais armas o backhand de duas mãos e o forehand potente, aliados a deslocamentos rápidos no fundo de quadra. O saque, embora não seja sua maior virtude, vem evoluindo, e ele costuma compensar com variação e construção de pontos.

Djokovic treinador

Em uma brincadeira organizada pelo perfil do Grand Slam norte-americano nas redes sociais, Novak Djokovic “deixou no ar” a possibilidade de treinar a sensação brasileira após a aposentadoria.

“Meu plano depois que eu me aposentar do tênis é ser o técnico do (João) Fonseca. Eu vou cobrar bem caro para ele, então prepare-se!”, disse o sérvio.

Em entrevista, João falou sobre a possibilidade e abriu as portas para uma parceria com a lenda do tênis no futuro, dizendo que seria uma “honra” ser treinado por Nole.

“Uma honra. Vamos ver. Estou bem com a minha equipe agora, mas vamos ver se no futuro acontece. É um jogador que é um ídolo para o esporte. Mas com certeza uma honra, toda vez que passo por ele, ele sempre conversa comigo, falo com o agente dele também, super boa pessoa, fala “brasileiro”, inclusive. Vamos ver como acontece — respondeu”, disse.

“Mas com certeza uma honra, toda vez que passo por ele, ele sempre conversa comigo, falo com o agente dele também, super boa pessoa, fala ‘brasileiro’, inclusive. Vamos ver como acontece”, concluiu.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

CBF defende mudanças no calendário como estratégia para fortalecer o futebol nacional
Imagem desfavorável dos Estados Unidos dispara entre brasileiros, diz pesquisa
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde