Terça-feira, 05 de Julho de 2022

Home Mundo Joe Biden visita Coreia do Sul e reforça aliança militar

Compartilhe esta notícia:

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniu neste sábado (21) com seu homólogo sul-coreano, Yoon Suk-yeol, para reforçar sua aliança militar e econômica e debater várias questões, incluindo os programas nucleares da Coreia do Norte.

No segundo dia de sua viagem pela Ásia, Biden chegou ao novo gabinete presidencial no distrito central de Yongsan, capital sul-coreana, e foi recebido por Yoon.

Os dois líderes “concordaram em iniciar discussões” sobre a expansão “do escopo de exercícios militares combinados e treinamento em toda a península coreana”, de acordo com o comunicado conjunto divulgado no final da cúpula.

A medida visa desencorajar a ameaça nuclear de Pyongyang em um momento em que há pouca esperança de se engajar em uma verdadeira diplomacia. De acordo com os serviços de inteligência sul-coreanos, o regime de Kim Jong-un se preparava para realizar um teste nuclear.

Outro tema debatido entre Biden e Yoon foi a crise sanitária enfrentada pela Coreia do Norte, tendo em vista que boa parte da população do país não foi imunizada contra a covid.

“Oferecemos vacinas contra o Covid-19 à Coreia do Norte, mas não recebemos uma resposta”, disse o presidente dos EUA, na entrevista coletiva.

Em relação a um encontro com o líder norte-coreano, Biden enfatizou que tudo dependerá se ele for “sincero e sério”.

Além disso, Estados Unidos e Coreia do Sul reafirmaram “a importância de preservar a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”. A decisão pode provocar uma dura reação da China, que reivindica soberania na ilha e que considera os acontecimentos ligados à Taiwan como “questões internas”.

Mais cedo, Biden visitou o Cemitério Nacional de Seul para prestar homenagem aos soldados mortos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Padre brasileiro expulso pelo papa Francisco é condenado por abuso de coroinhas
Daer recupera trecho da ERS-324 no Norte do Estado
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada