Terça-feira, 04 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 10 de setembro de 2025
A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta quarta-feira (10), às 9h, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais réus pela suposta trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022.

A sessão começa pelo voto de Luiz Fux, terceiro ministro a se manifestar no julgamento. Até o momento, o placar está dois votos a 0 pela condenação de Bolsonaro e seus aliados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Exceto no caso de Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), que reponde somente pelos três primeiros crimes.
Os dois primeiros votos foram proferidos pelos ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, e Flávio Dino. Os ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia votam na sequência de Fux.
A maioria de votos pela condenação ou absolvição ocorre com três dos cinco votos do colegiado. O tempo de pena será definido somente após a rodada de votação sobre a condenação ou absolvição. Em caso de condenação, as penas podem chegar a 30 anos de prisão em regime fechado.
Também foram marcadas sessões para esta quinta (11) e sexta-feira (12), quando deve terminar o julgamento.
Prisão
A eventual prisão dos réus que forem condenados não vai ocorrer de forma automática. Somente após a análise dos recursos contra a condenação, a prisão será efetivada.