Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025

Home Porto Alegre Júri condena brigadiano por morte de engenheiro, na Zona Sul de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

O policial militar Jonatan André Baranoski Tonin foi condenado a 14 anos de prisão em regime fechado, na noite de quinta-feira (15) pelo Tribunal do Júri da 2ª Vara do Júri do Foro Central da Comarca de Porto Alegre. Ele responde pelos crimes de homicídio simples, pela morte de Vilmar Mattiello, e uma tentativa de homicídio do passageiro, Sidnei Gonçalves Costa, após uma abordagem policial ocorrida na Zona Sul da Capital, em 2016. Cabe recurso da decisão.

O julgamento aconteceu na 2ª Vara do Júri da Comarca de Porto Alegre e foi presidido pela Juíza de Direito Lourdes Helena Pacheco da Silva. A magistrada concedeu ao réu o direito de recorrer da decisão em liberdade. Foi decretada a perda do cargo público.

Julgamento

O primeiro a ser ouvido, foi a vítima Sidnei Gonçalves Costa, que estava no carro com Vilmar Mattiello no momento da abordagem policial. Na sequência, foram ouvidas as testemunhas de acusação: o irmão de Mattiello, um amigo dele, a filha, um colega e um delegado aposentado. A última a ser ouvida, na parte da manhã de quarta-feira (14), foi a testemunha de defesa, um policial militar. Pela tarde, o réu foi interrogado, seguido da fase de debates entre defesa e acusação, que apresentaram os seus argumentos para os jurados.

Na acusação, atuaram o promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim e o assistente de acusação, Advogado Carlos Eduardo de Souza Schneider. Na defesa, atuou a banca das advogadas Andrea Ferrari e Patrícia Castro Dutra.

O caso

O caso ocorreu na noite de 14 de janeiro de 2016, na avenida Wenceslau Escobar, na Zona Sul de Porto Alegre. Conforme denúncia do Ministério Público, o engenheiro Civil Vilmar Mattiello, de 58 anos, e um amigo retornavam de uma confraternização. Mattiello, que dirigia o veículo, não teria atendido à ordem de parada em uma abordagem policial e foi atingido por um tiro depois de passar pelo posto da BM, localizando na esquina da avenida Wenceslau com a rua Armando Barbedo. A vítima perdeu o controle do carro, que acabou colidindo contra um poste.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

De saída, Pedro Henrique se despede da torcida colorada
Opositor de Putin, Alexei Navalny morreu na prisão, dizem agências russas
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias