Sábado, 18 de Outubro de 2025

Home Brasil Justiça dá mais 90 dias para polícia investigar Fábio Marçal por tentativa de homicídio

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Civil terá mais 90 dias para investigar o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, (PRTB), por tentativa de homicídio privilegiado. Alvo de um inquérito policial, Marçal é investigador por liderar um grupo de pessoas durante escalada ao Pico dos Marins sem as condições adequadas, em 2022. A Polícia de São Paulo relatou o inquérito ao Ministério Público, que requisitou novas diligências. Diante disso, a Justiça concedeu um novo prazo de mais 90 dias para aprofundar as investigações.

A suspeita é de que o grupo de 32 pessoas estivesse sem equipamentos adequados para subir o pico, cujo cume está a 2.421 metros do nível do mar, durante um forte vendaval. O Pico dos Marins fica na Serra da Mantiqueira, na fronteira dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

O caso é investigado desde aquele ano pela Polícia Civil de Piquete, cidade do interior de São Paulo. Com o novo prazo, o inquérito deverá ser concluído próximo ao primeiro turno das eleições municipais de 2024, que ocorrem no dia 6 de outubro.

Durante a escalada, parte do grupo passou mal e a excursão precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros. O pré-candidato, que à época era coach, cobrava R$ 3 mil pelo treinamento na montanha.

Ele passou a ser investigado por tentativa de homicídio privilegiado, quando a prática do ato é atenuada por ter sido cometido sob fortes emoções. Em dezembro de 2022, um primeiro inquérito policial sobre o caso não conseguiu averiguar a responsabilidade de Marçal na ocorrência, mas seu resultado foi questionado pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), por ter sido, segundo a decisão, uma investigação prematura e ineficaz.

O pré-candidato está proibido pela Justiça de realizar qualquer atividade em montanhas, picos, rios, lagos, mares, ou em locais correlatos que envolva a si ou outras pessoas sem autorização da Polícia Militar.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que “o inquérito policial foi relatado ao Poder Judiciário, que requisitou novas diligências, em andamento pela unidade policial. Mais detalhes serão preservados para garantir a autonomia do trabalho policial”.  A assessoria de Marçal ainda não se manifestou.  As informações são do O Globo.

Quem é

Pablo Marçal é coach e influenciador digital. Marçal ganhou notoriedade ao se lançar candidato à presidência da República pelo PROS (Partido Republicano da Ordem Social). Na ocasião, ele declarou ter um patrimônio de quase R$ 88 milhões à Justiça Eleitoral. Ele foi alvo de uma ação da Polícia Federal em uma operação que investiga a ocorrência de crimes eleitorais, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro nas eleições de 2022.

Marçal sinalizava a intenção de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, mas o partido oficializou o seu nome ao Palácio do Planalto. A candidatura, porém, foi retirada pelo partido. Ele decidiu apoiar o então candidato Jair Bolsonaro.

Sem a candidatura para presidência, o coach tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, mas o TSE acabou suspendendo o ato. Pablo Marçal já foi condenado a remover publicações em suas redes sociais associando o PT à distribuição de um suposto “kit gay” nas escolas.

Ele acabou se afastando da política e voltou a se dedicar ao coaching. Em janeiro levou l60 pessoas para subir o Pico dos Marins, no interior de São Paulo, sob péssimas condições climáticas. O grupo, no entanto, se perdeu no local, a 2.400 metros de altitude. Foi quando ele ganhou o apelido de coach messiânico.

Marçal teve seu nome novamente citado após um técnico de audiovisual morrer depois de sofrer uma descarga elétrica e cair de uma altura de quase três metros em um dos estúdios do coach. O caso ocorreu poucos dias após uma pessoa morrer durante uma maratona de rua realizada pelo grupo empresarial comandado por Marçal, em São Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Advogado dá voz de prisão a juiz do trabalho de São Paulo por “abuso de autoridade” em audiência
Recorde da população do Brasil será em 2042 com 219,28 milhões, depois cairá para 163,3 milhões em 2100
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Tarde