Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 27 de abril de 2022
Um monumento da era soviética erguido em Kiev para simbolizar a amizade entre a Rússia e a Ucrânia foi derrubado, na terça-feira (26), em resposta à invasão russa ao país vizinho, de acordo com a prefeitura da cidade.
A escultura mostrava um trabalhador ucraniano e outro russo em um pedestal, segurando juntos uma ordem soviética de amizade. A estátua estava localizada sob o “Arco da Amizade do Povo”, erguido em 1982 para comemorar o aniversário de 60 anos da União Soviética.
“O monumento simbolizava a amizade entre as nações ucraniana e russa. Agora, vemos o que essa amizade é: a destruição de cidades ucranianas, a ruína da vida dos ucranianos, o assassinato de dezenas de milhares de pessoas pacíficas. Estou convencido que esse monumento tem um significado inteiramente diferente agora”, disse o prefeito de Kiev, Vitaly Klitschko.
O arco que fica posicionado por cima da imagem permanecerá no local, porém, deixará de se chamar “Arco da Amizade do Povo” e receberá as cores da bandeira ucraniana: azul e amarelo. A nova nomenclatura ainda não foi divulgada.
À medida em que o monumento era derrubado, uma multidão aplaudia, cantando “Glória à Ucrânia, glória aos heróis, glória à nação Ucrânia”.
No Ar: Pampa Na Tarde