Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 27 de janeiro de 2026
Kristen Stewart pode estar se preparando para deixar os Estados Unidos. A diretora de A Cronologia da Água comentou em entrevista ao jornal britânico The Times sobre a gravação do drama na Letônia, afirmando que “teria sido impossível fazê-lo nos [EUA]”, e também falou sobre suas perspectivas de residência
“A realidade está se desfazendo completamente sob o governo de [Donald] Trump”, disse Stewart, de 35 anos, mencionando as tarifas que o ex-presidente planeja impor à indústria cinematográfica para produções fora do país. Embora ainda não tenham sido aplicadas, segundo ela, já são “aterrorizantes”.
“Mas devemos seguir o exemplo dele e criar a realidade em que queremos viver.” Trump, de 79 anos, anunciou tarifas sobre filmes produzidos fora dos EUA em maio de 2025.
Na época, Trump escreveu no Truth Social que “A indústria cinematográfica americana está MORRENDO muito rapidamente. Outros países estão oferecendo todo tipo de incentivo para atrair nossos cineastas e estúdios para longe dos Estados Unidos. Hollywood, e muitas outras áreas dentro dos EUA, estão sendo devastadas.”
Ele classificou a situação como uma “ameaça à segurança nacional”. “Além de tudo, é uma mensagem e propaganda”, acrescentou, antes de concluir: “QUEREMOS FILMES FEITOS NA AMÉRICA, DE NOVO!”
Desde então, os planos foram suspensos, mas Trump indicou interesse em retomá-los. “Vou impor tarifas sobre filmes vindos de fora do país – se forem feitos no Canadá, se forem feitos em todos esses lugares, porque Los Angeles perdeu a indústria cinematográfica”, disse ele há um ano ao The New York Post.
“Então, vou impor tarifas e vamos emitir títulos, alguns títulos, alguns títulos com juros baixos, para a indústria cinematográfica. Vamos trazê-la de volta.”
Europa
Segundo o The Times, Stewart divide sua vida entre Los Angeles e Nova York. No entanto, ao ser questionada sobre permanecer nos EUA, ela respondeu: “Provavelmente não”. “Não consigo trabalhar livremente lá. Mas não quero desistir completamente”, afirmou. “Gostaria de fazer filmes na Europa e depois impô-los goela abaixo do povo americano.”
Falando sobre sua visão artística, ela explicou: “É assim que me relaciono com o mundo. Estou sempre pensando: ‘‘como vamos transformar isso em um filme?’”.
Stewart não seria a primeira celebridade a considerar deixar os Estados Unidos após as eleições de 2024. Rosie O’Donnell e Ellen DeGeneres já mencionaram Trump como motivação para mudarem de país.
“Tem sido doloroso ver o que está acontecendo politicamente e difícil para mim pessoalmente também”, disse O’Donnell, de 63 anos, que se mudou para a Irlanda no início de 2025, em um vídeo no TikTok em março. “O pessoal é político, como todos sabemos.”
Em julho, DeGeneres, de 68 anos, confirmou que se mudou para o Reino Unido por causa de Trump. Ela e sua esposa, Portia de Rossi, “chegaram [ao Reino Unido] um dia antes da eleição e acordaram com muitas mensagens de nossos amigos com emojis de choro, e eu pensei: ‘Ele ganhou.’… E nós dissemos: ‘Vamos ficar aqui.’”