Quarta-feira, 05 de Novembro de 2025

Home Variedades Laurentino Gomes ganha Prêmio Jabuti 2022 com a obra “Escravidão – Volume II”

Compartilhe esta notícia:

O escritor e jornalista Laurentino Gomes venceu o Prêmio Jabuti 2022 na categoria Biografia e Reportagem com “Escravidão – Volume II”, publicado pela editora Globo Livros. Recentemente, o autor lançou a derradeira parte da trilogia sobre o “fato histórico mais consequente da trajetória do Brasil”, como ele diz. Juntas, esta e sua trilogia anterior (formada por “1808”, “1822” e “1889”) venderam mais de 3,5 milhões de exemplares.

Os vencedores da 64ª edição do Prêmio Jabuti, o mais prestigioso da literatura brasileira, foram anunciados na noite da última quinta-feira (24). O livro “Também guardamos pedras aqui”, de Luiza Romão, lançando pela editora Nós, foi eleito Livro do Ano e Melhor livro de Poesia.

A escritora Micheliny Verunschk ganhou Melhor Romance Literário com “O som do rugido da onça”, publicado pela Companhia das Letras. A obra concorreu com títulos elogiados, como “A pediatra”, de Andréa Del Fuego , e “A extinção das abelhas”, de Natalia Borges Polesso.

“O som do rugido da onça” conta a história de crianças indígenas sequestradas por Martius e Spix no início do século XIX. A autora conta a história do ponto de vista das crianças.

O Jabuti tem 20 categorias, divididas em quatro eixos, cada uma delas com cinco finalistas. O primeiro prêmio da noite (na categoria Contos) foi para “A vestida: contos”, de Eliana Alves Cruz (Malê). O vencedor da categoria Crônica foi “A lua na caixa d’água”, de Marcelo Moutinho (Malê). Marcelo Quintanilha levou um Jabuti pela história em quadrinhos “Escuta, formosa Márcia”, publicado pela editora Veneta.

O prêmio de Melhor Romance de Entretenimento foi entregue a “Olhos de pixel”, escritor por Lucas Mota. O juvenil “Romieta e Julieu”, de Ana Elisa Ribeiro, também foi premiado.

Esta edição homenageou a doutora em filosofia Sueli Carneiro, que foi eleita Personalidade Literária do Ano.

A cerimônia foi realizada no Teatro Municipal de São Paulo presencialmente e pode ser acompanhada virtualmente pelo canal da CBL no YouTube ou no perfil da CBL no TikTok. A apresentação ficou a cargo da jornalista Adriana Couto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Modelo brasileira retorna ao Brasil após ser impedida de embarcar em voo
Após usar camiseta amarela em eleições, irmã de Neymar veste preto na Copa
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias