Domingo, 19 de Maio de 2024

Home em foco Líder da oposição russa Aleksei Navalni foi transferido para uma prisão remota no Ártico

Compartilhe esta notícia:

Líder da oposição russa, Aleksei Navalni foi transferido para uma prisão remota no Ártico. A inforção foi divulgada nessa segunda-feira (25), encerrando um mistério de 20 dias sobre seu paradeiro que fez muitos apoiadores temerem o pior. “Ele está bem. Seu advogado o viu hoje (ontem)”, disse a porta-voz Kira Yarmysh nas redes sociais.

O anúncio marcou o fim de uma busca frenética no vasto sistema prisional da Rússia por Navalni, que desapareceu no dia 5. Seus aliados exilados disseram que o encontraram na remota colônia penal no Ártico depois de enviar mais de 600 solicitações a prisões e outras agências do governo.

O diretor da fundação anticorrupção de Navalni, Ivan Zhdanov, disse que os advogados do líder opositor examinaram todos os centros de detenção provisória. “Desde o início, ficou claro que o governo queria isolar Aleksei, especialmente antes das eleições”, disse Zhdanov, referindo-se à próxima eleição presidencial na Rússia, que se espera que o presidente Vladimir Putin vença.

Não houve resposta imediata do Kremlin à transferência de Navalni. Durante toda a sua ausência dos olhos do público, o governo russo foi indiferente ao seu paradeiro.

Ameaça

Ao longo da última década, Navalni foi o único político da oposição que representou um sério desafio ao monopólio de Putin sobre o cenário político do país. Ele construiu uma organização política robusta com escritórios em todo o país e atraiu milhares para os seus comícios anti-Kremlin. Nos últimos anos, o governo russo não mediu esforços para desmantelar a infraestrutura que havia criado. Muitos dos seus aliados tiveram de fugir da Rússia ou foram presos.

A nova colônia penal de Navalni, oficialmente conhecida como IK-3 Polar Wolf, fica no assentamento de Kharp e está entre as prisões mais duras e remotas da Rússia. Os presos enfrentam invernos longos, escuros e frios, bem como nuvens de mosquitos no verão.

A prisão anterior de Navalni, na cidade de Melekhovo, ficava apenas 250 km de Moscou e seus advogados poderiam chegar até lá numa questão de horas. Em contraste, a nova prisão fica a cerca de 2 mil km da capital. Um trem para Kharp sai de Moscou a cada dois dias e leva 44 horas para chegar.

Navalni está sob custódia na Rússia desde a sua detenção em janeiro de 2021 depois de passar meses na Alemanha para se recuperar de um envenenamento. Navalni e os governos ocidentais acusaram o Kremlin, o que as autoridades russas negaram.

Desde então, as autoridades apresentaram uma série de acusações contra ele. Navalni é atualmente réu em 14 processos criminais e pode enfrentar sentenças de até 35 anos de prisão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Abrigo no México é para muitos imigrantes parada final antes de cruzarem para os Estados Unidos
Governo colombiano anuncia expedição para recuperar itens de navio naufragado com tesouro bilionário
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada