Sábado, 06 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 6 de dezembro de 2025
Os líderes da França, Alemanha e Reino Unido se reunirão na segunda-feira (8), em Londres, na Inglaterra, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para discutir os esforços dos Estados Unidos para avançar em um acordo de paz, após a Rússia realizar mais uma série de ataques de grande escala.
O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou o encontro neste sábado (6), em uma publicação nas redes sociais na qual condenou os mais recentes bombardeios de Moscou contra a infraestrutura energética e ferroviária da Ucrânia.
“A Rússia se mantém em uma trajetória de escalada e não busca a paz”, escreveu Macron, acrescentando que “devemos continuar a pressionar Moscou para escolher a paz”.
Segundo ele, Macron, Zelensky, o chanceler alemão Friedrich Merz e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer avaliarão a situação da guerra e as negociações em andamento conduzidas pelos EUA.
Na sexta-feira (5), os Estados Unidos afirmaram que seus negociadores fecharam com Kiev um “quadro de arranjos de segurança” e discutiram quais capacidades de dissuasão seriam necessárias como parte de um acordo para encerrar o conflito. No entanto, não houve sinais de um avanço significativo.
Durante a madrugada, as forças russas lançaram um ataque maciço contra a infraestrutura energética ucraniana, envolvendo 653 drones e 51 mísseis, segundo o Estado-Maior da Ucrânia, provocando cortes de energia em várias regiões. Kiev afirmou ainda ter atingido uma refinaria da Rosneft PJSC na região russa de Ryazan. (Com informações de O Globo)